Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Faleceu António Carneiro, antigo presidente da Região de Turismo do Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Morreu nesta quinta-feira António Carneiro, uma das figuras que mais contributo deu para o desenvolvimento turístico da Região Oeste, tendo sido presidente da Região de Turismo do Oeste entre 1984 e 2013 e presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo entre 1995 e 2005.
António Carneiro foi uma figura carismática ligada ao turismo do Oeste

Morreu nesta quinta-feira António Carneiro, uma das figuras que mais contributo deu para o desenvolvimento turístico da Região Oeste, tendo sido presidente da Região de Turismo do Oeste entre 1984 e 2013 e presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo entre 1995 e 2005.

Estava aposentado, tendo falecido vítima de doença prolongada. Na sequência do seu falecimento, a Câmara Municipal de Torres Vedras, concelho onde nasceu em 1945, declarou dois dias de luto municipal.

António Carneiro liderou a Região de Turismo do Oeste durante quase três décadas, até 2013, data em que foram criadas as cinco regiões de turismo do Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Com as novas estruturas regionais, o polo turístico do Oeste foi integrado na entidade regional de Turismo do Centro de Portugal.

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, lamentou o desaparecimento de António Carneiro, prestando-lhe um “reconhecimento público ao legado que deixou à região e ao país no exercício dos seus mandatos”.

Daniel Pinto, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, considera ser “um dia muito triste”.

“Faleceu o nosso mentor, o nosso incentivador, alguém que muito nos inspirou e orientou. O verdadeiro Senhor Oeste, que defendeu, na qualidade de presidente da Região de Turismo do Oeste, durante 30 anos, a importância da Educação e Formação na área do Turismo, e a necessidade da criação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Ele sabia bem que o desenvolvimento de um destino turístico depende muito da qualidade e excelência do serviço, ou seja, da existência de formação profissional para o setor”, manifestou Daniel Pinto, que sublinha que “foi esse trabalho realizado pela Região de Turismo do Oeste que culminou com a importante decisão de instalar e abrir a Escola em 2006 em Óbidos e Caldas da Rainha”.

A Leader Oeste classifica-o de “figura carismática do Oeste, que muito contribuiu para afirmação desta associação e deste território, defensor dos oestinos, e do seu património, através da promoção do turismo, e da acérrima promoção da sua identidade”.

Numa entrevista publicada em 2012 na revista municipal de Torres Vedras, António Carneiro afirmava que “muitos dos investimentos [da administração central] que foram feitos na região tiveram o meu contributo, pois ajudei a abrir muitas portas em Lisboa”.

“A Região de Turismo do Oeste sempre esteve na linha da frente. Tivemos um plano de promoção interno muito centrado nas tentativas de captação da comunicação social e um plano de promoção externo muito focado nos mercados espanhol e francês, e sempre com uma presença muito forte nas grandes feiras internacionais do setor”, descrevia.

Recebeu a Medalha de Mérito Turístico Ouro do Ministério da Economia pela reorganização administrativa do setor do turismo, a Medalha Mérito Municipal dos Municípios das Caldas da Rainha e Torres Vedras. Foi agraciado com a insígnia de Comendador da Ordem do Mérito Agrícola Comercial e Industrial.

Licenciado em Antropologia na Universidade de Lisboa, António Carneiro desempenhou outras funções, como gestor comercial e professor do ensino secundário e do ensino politécnico, para além da faceta de autarca, quer como presidente da Junta de Freguesia do Turcifal, como vereador da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Ao longo do seu percurso político, António Carneiro, militante n.º 66 do Partido Socialista, desempenhou várias funções na Federação Regional do PS e na concelhia do PS de Torres Vedras. 

Foi também dirigente associativo, estando ligado a diversas instituições. Fundou a Leader Oeste associação de desenvolvimento rural.

Atualmente era membro da Assembleia Municipal de Torres Vedras e da Assembleia Intermunicipal do Oeste, onde presidia à Comissão de Turismo e Ambiente, e assumia a presidência da Assembleia Geral do Sporting Clube de Torres e da Assembleia Geral da Enatur – Empresa Nacional de Turismo, e era membro da Comissão Consultiva das Comemorações do Centenário do Carnaval de Torres, fazendo ainda parte da Comissão de Honra.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia