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Agrupamento de Escolas D. João II na final do Parlamento dos Jovens

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

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O Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha conseguiu, novamente, apurar os seus representantes para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do 3º ciclo.

O Agrupamento de Escolas D. João II das Caldas da Rainha conseguiu, novamente, apurar os seus representantes para a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens do 3º ciclo.

Foi nos passados dias 8 e 9 de maio que decorreu a fase final deste programa, à qual só chegam os jovens apurados nas fases anteriores (a primeira, a nível de escola e a segunda, a nível distrital).

A equipa composta por Constança Duarte e Rafaela Cardoso, ambas a frequentar o 9.º ano, integraram, na Assembleia da República, a lista de deputados do círculo eleitoral de Leiria. Gabriel Varela, do 7.º ano, desempenhou o papel de jornalista com a responsabilidade de disseminar junto do Agrupamento toda informação recolhida. O jornalista do Agrupamento será também um dos candidatos ao Prémio Reportagem 2023.

Segundo o diretor da escola, Jorge Graça, “a chegada a Lisboa permitiu que os alunos oriundos de todos os círculos eleitorais do país travassem conhecimento uns com os outros”.

Seguiu-se a visita guiada ao edifício do Palácio de São Bento, “importante para familiarizar os jovens ao espaço e introduzi-los à intensa agenda dos dois dias seguintes”. Já devidamente ambientados, começaram os trabalhos parlamentares em comissões parlamentares.

O tema central deste ano foi a Saúde Mental nos Jovens, tendo cada “deputado” apresentado as suas propostas e debatido, apoiando ou contrariando, as demais.

Os jovens deputados reuniram-se, em quatro comissões, para debaterem os projetos de recomendação aprovados nos vinte e dois círculos. Cada comissão, presidida por deputados da Assembleia da República, aprovou, no máximo, cinco medidas, que estiveram em debate na sessão plenária. Aprovaram, também, quatro perguntas para dirigir aos deputados da Assembleia da República, no período de perguntas previsto na agenda da sessão plenária.

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A equipa que representou o Agrupamento de Escolas D. João II na fase final

As reuniões foram dirigidas por deputados que, de acordo com o diretor, no final dos trabalhos se “manifestaram bastante satisfeitos com o desempenho dos jovens deputados”. 

No fim do primeiro dia de trabalhos houve tempo ainda para as fotografias da praxe, nas escadarias do Parlamento, seguidas de um momento cultural e de animação. Depois de jantarem nos claustros da Assembleia, seguiram para o hotel para recuperarem forças para os desafios do dia seguinte.

No segundo dia da Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, ensino básico, a sessão plenária foi aberta solenemente pelo presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva. Seguiram-se intervenções do Ministro da Educação, João Costa, e do presidente da Comissão de Educação e Ciência, deputado Alexandre Quintanilha.

O debate intensificou-se quando um grupo de deputados dos vários grupos parlamentares se disponibilizou para enfrentar os seus “colegas” mais jovens, respondendo às suas acutilantes perguntas.

Na sessão plenária foram debatidas as medidas aprovadas nas reuniões de Comissão. Desse debate, resultou a aprovação da recomendação final à Assembleia da República, sobre o tema “Saúde Mental nos Jovens. Que desafios? Que respostas?”.

A recomendação aprovada pelos jovens deputados será, posteriormente, apreciada pela Comissão de Educação e Ciência.

“A forte participação dos alunos no programa Parlamento dos Jovens tem trazido grandes alegrias ao Agrupamento Escolas D. João II. A repercussão positiva das várias equipas de alunos que têm conseguido chegar à fase nacional, na Assembleia da República, criaram uma cultura de participação entre os alunos, que todos os anos se organizam em listas que concorrem entre si”, referiu Jorge Graça.

Por decisão dos órgãos pedagógicos do agrupamento determinou-se na Oferta Complementar do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico criar a disciplina “Parlamento D. João II”, que tem contribuído, em muito, para o desenvolvimento de hábitos de discussão das mais variadas temáticas, que não se reduzem somente ao quotidiano escolar, mas abarcam, também, os grandes temas da atualidade do mundo.

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