No passado dia 11, um grupo de cerca de vinte idosos de Óbidos, pertencentes ao projeto terapêutico “Polvinhos do Afeto”, deslocou-se a Serpa. O grupo foi acompanhado por representantes e técnicos do município, numa visita realizada no âmbito de um intercâmbio originado pelo programa “Municípios Amigos do Desporto”, nomeadamente na coautoria de um livro sobre nutrição e envelhecimento ativo.
Após as boas-vindas e acolhimento pelo presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Efigénio Palma, e restante executivo municipal no Museu do Cante Alentejano, seguiu-se uma visita guiada a vários espaços culturais de Serpa: Museu do Cante Alentejano, castelo, Museu Municipal de Arqueologia e centro histórico da cidade.
Depois do almoço convívio, a que não faltou um apontamento musical de um grupo feminino sénior de cante alentejano, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa, seguiu-se uma visita ao Museu do Relógio e um pequeno passeio pelas típicas ruas alentejanas de Serpa.
“Um projeto que iniciou com a realização de um livro e que hoje permitiu o convívio entre duas comunidades que têm uma riqueza cultural muito marcante. Foi um momento bastante gratificante para todos”, referiu Margarida Reis, vereadora responsável pelo pelouro da Saúde e Bem-Estar do município de Óbidos.
“Polvinhos do Afeto” é um programa que visa a criação de grupos de munícipes de Óbidos que se encontram em situação de risco de isolamento social, sem ocupação e/ou que simplesmente queiram aprender a tricotar.
O programa “Municípios Amigos do Desporto” constitui uma rede de municípios portugueses, um grupo de partilha de boas práticas, de “benchmarking” e de formação em relação ao modelo de intervenção dos municípios nas práticas de atividades físicas e no desenvolvimento desportivo assim como dos resultados obtidos pelos municípios portugueses.
0 Comentários