Foi aprovada a candidatura do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó (AEFP), no Bombarral, para a criação de um Centro Tecnológico Especializado (CTE) nas áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo.
Este investimento, de 1,6 milhões de euros, envolve a modernização e reabilitação das instalações e infraestruturas existentes e a aquisição de recursos educativos tecnológicos. Tem como objetivo principal desenvolver um sistema consistente de ensino e formação profissional e aumentar as taxas de qualificação, nomeadamente em setores de atividade em que existe uma enorme procura de jovens qualificados.
A candidatura contou com o apoio da Câmara Municipal do Bombarral e Juntas de Freguesia do concelho, e com uma vasta rede de parceiros locais e regionais que há muitos anos cooperam com o AEFP no âmbito da educação e formação profissional.
A existência de um CTE no concelho “permitirá assegurar uma formação de qualidade aos jovens do Bombarral e da região, em estreita articulação com as empresas e as instituições do território, aumentando o número de vagas em áreas de formação vitais para o desenvolvimento da região”, sublinha o AEFP.
A aquisição de equipamentos modernos, mais eficientes e mais sustentáveis, viabilizará uma melhoria significativa nos espaços onde decorre a formação das áreas de Hotelaria, Restauração e Turismo. Será totalmente renovada a atual Cozinha Pedagógica do Agrupamento e criada uma unidade exclusiva para Formação em Pastelaria.
O investimento permitirá ainda a criação de uma segunda Cozinha Pedagógica, um espaço destinado ao serviço de restaurante e bar e a instalação de um Restaurante Pedagógico moderno e polivalente, que permita aos alunos o desenvolvimento da formação em contexto real de aprendizagem. Os ambientes de aprendizagem afetos ao Turismo Ambiental e Rural serão também remodelados e equipados de modo a integrar recursos tecnológicos adequados às exigências atuais deste setor.
0 Comentários