Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
17° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

Câmara torna-se dona do Convento de S. Miguel das Gaeiras

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi assinada no dia 11 de maio, em Óbidos, a escritura para aquisição do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, à Comunidade Intermunicipal do Oeste.
O convento servirá para projetos municipais

Foi assinada no dia 11 de maio, em Óbidos, a escritura para aquisição do Convento de São Miguel, nas Gaeiras, à Comunidade Intermunicipal do Oeste.

O Município de Óbidos passa assim a ser dono de um imóvel que data dos inícios do século XVII e que possui a construção típica de um convento franciscano. A autarquia adquiriu o convento por 1 milhão e 100 mil euros, num pagamento diluído em 10 anos.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, trata-se de um “património riquíssimo que justifica este investimento, não só para a sua recuperação, como para a sua salvaguarda”.

Filipe Daniel reconhece que a Câmara Municipal de Óbidos terá de fazer um “forte investimento” na recuperação do convento, acrescentando que “quantos mais anos passassem, maior teria de ser a intervenção”. “A proposta de pagamento em 10 anos é equilibrada e não coloca em causa outros investimentos necessários para o concelho”, clarificou.

O autarca explicou que o imóvel tem “condições ímpares para vários projetos municipais, seja na área da museologia, do desenvolvimento comunitário, ou outras áreas, como a do termalismo, que queremos explorar”.

Em 1994, a então Associação de Municípios do Oeste adquiriu o edifício, tendo dado início às obras de recuperação e restauro em 1998. Todo o espaço foi alvo de uma profunda recuperação, que decorreu até ao ano de 2001.

Entre 2009 e 2015, o convento foi utilizado como espaço de incubação, com capacidade para 10 empresas. Durante cinco anos este espaço serviu de rampa de lançamento da estratégia da Obitec – Associação Óbidos Ciência e Tecnologia, que nasce também em 2009.

Em 2015, com a conclusão dos edifícios centrais do Parque Tecnológico de Óbidos, a sede da Obitec mudou e o convento deixou a função de incubadora.

O imóvel tem sido igualmente palco, ao longo dos anos, de diversas iniciativas locais, nomeadamente a grande exposição de presépios das Gaeiras e também várias iniciativas escolares. Pela sua beleza e particularidades, o Convento tem sido alvo de uma grande procura para utilização.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.