Q

Previsão do tempo

15° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
16° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Alerta para sinais de erosão da duna de Salir do Porto

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto alertou que os sinais de erosão da duna de Salir do Porto “são cada vez maiores”, sendo causada “pelo grande pisoteio (subida e descida da duna), falta de vegetação para segurar as areias e erosão natural pelo desmantelamento da base associadas ao efeito da circulação fluvial e da maré na foz do rio Tornada”.
Vista do alto da duna de Salir

A União de Freguesias de Tornada e Salir do Porto alertou que os sinais de erosão da duna de Salir do Porto “são cada vez maiores”, sendo causada “pelo grande pisoteio (subida e descida da duna), falta de vegetação para segurar as areias e erosão natural pelo desmantelamento da base associadas ao efeito da circulação fluvial e da maré na foz do rio Tornada”.

A autarquia recordou que em setembro do ano passado uma visita do Laboratório Nacional de Energia e Geologia ao local permitiu aos técnicos realçarem os valores naturais e paisagísticos, mas “para além do que foi observado no terreno, uma análise de fotografias aéreas posteriores a 1980 parece evidenciar uma diminuição da extensão da cobertura sedimentar que constitui a duna e zona envolvente da arriba, verificando-se também um ligeiro recuo da base, com tendência a sofrer erosão por ação da corrente fluvial, cuja intensidade está associada às variações sazonais de maior ou menor energia e carga fluviais, condicionando assim o posicionamento do canal e a distribuição sedimentar”.

“Na margem direita do rio parece haver, para além da natural deposição sedimentar associada à margem interna do meandro, uma maior acumulação de sedimento promovida pela retenção de areia inerente à colocação do passadiço assente em estacas, outrora sobrelevado, e que agora em alguns locais se encontra quase ao nível do terreno”, apontou o presidente da Junta, João Lourenço.

“Uma maior acumulação sedimentar na margem direita poderá, eventualmente, reforçar o efeito erosivo na margem esquerda ao promover o desvio do canal fluvial na sua direção, no entanto, esta hipótese carece de verificação”, sustenta o autarca, que considera ser importante a Comissão de Ambiente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha contactar a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), assim como o Município de Alcobaça, “para perceber que tipo de intervenção poderia ser feita no passadiço do lado direito do rio e que está a reter as areias que ajudariam a melhorar o ciclo natural de reposição de areias na duna, e seria de igual modo importante fazer um desassoreamento das areias ali acumuladas e que estão a condicionar a correta direção do canal fluvial”.

João Lourenço abordou também as descargas ilegais no Rio de Tornada, para a Vala do Paul. “Desde que este executivo da Junta tomou posse já foram bastantes as vezes que tivemos de contactar a GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, que se constitui como polícia ambiental, competente para vigiar, fiscalizar, noticiar e investigar todas as infrações à lei, sobre as descargas ilegais que são praticadas no Rio de Tornada e que vão desaguar a Salir do Porto”, revelou.

“Assim como já contactámos a APA, que detém competências de fiscalização na área dos recursos hídricos”, acrescentou.

Segundo o presidente da Junta, “a GNR diz que quando chega ao local já não consegue identificar onde foram as descargas, pois, por norma, são feitas na altura em que a maré está a encher, e a APA responde que não tem meios para ir ao local fiscalizar”.

“Esta é uma situação que não pode continuar, pois para além da poluição do rio e da praia, causa mau estar na população, pois não gosta de ver a sua praia poluída e com mau cheiro e toda uma imagem que passa ao turismo, que se depara com um cheiro nauseabundo quando visita a praia”, referiu.

É pedida uma maior vigilância por parte do Ministério do Ambiente, no que diz respeito ao Rio de Tornada, Vala do Paul e Rio de Alfeizerão no que se refere às descargas das suiniculturas, e uma maior fiscalização da Estação de Tratamento de Águas Residuais de São Martinho.

“Seria importante chamar estas entidades e perceber o que se pode fazer para acabar com esta situação que se arrasta há muitos anos. Seria importante envolver os dois municípios que são prejudicados com esta situação”, manifestou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiro estagiário morre em acidente de mota

Carlos Ventura, de 40 anos, bombeiro estagiário em São Martinho do Porto e antigo voluntário da Cruz Vermelha das Caldas da Rainha, faleceu num acidente de mota ao final da tarde do passado domingo, na estrada da Senhora da Luz, no concelho de Rio Maior.

mota

Duques de Bragança em Atouguia da Baleia

No dia 18 de maio, os Duques de Bragança deslocam-se à vila de Atouguia da Baleia, em Peniche, com visita aos monumentos, à Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de São Leonardo, com chegada às 11h30 e serão receção pelas autoridades locais.

duques

Sporting venceu Benfica nas Caldas na final da Taça de Portugal em rugby

A final da Taça de Portugal feminina em rugby foi disputada no passado dia 21 no Complexo Desportivo das Caldas da Rainha, colocando frente a frente Benfica e Sporting, tendo o troféu sido arrebatado pelas leoas. A equipa feminina de rugby do Sporting Clube de Portugal venceu o eterno rival SL Benfica por 17-22.

taca