Foi inaugurado a 3 de maio o Real Balcão 5, cervejaria, restaurante e mercearia, ocupando um espaço emblemático com mais de um século de existência – a antiga loja de ferragens Thomaz dos Santos.
O novo espaço, que junta história, cultura e gastronomia, veio dar vida a uma casa centenária que foi uma referência para muitos caldenses. Como está escrito no espaço, Thomaz dos Santos é “uma casa que nasceu do sonho de um visionário que gerou um dos mais importantes balcões de ferragens”.
A nova cervejaria, localizada no Largo dos Heróis de Naulila 5, no centro da cidade, apresenta frescas propostas de marisco, o tradicional bife ao balcão, petiscos, arroz de pato à antiga e muitas novidades, acompanhadas de uma cerveja, um bom vinho ou um cocktail.
Os proprietários (sócios-gerentes) são Miguel Santos e Tiago Cardoso, de Rio Maior, amigos de infância desde os três anos e que frequentaram os mesmos estabelecimentos de ensino. “Por acaso fomos para a Escola de Turismo e Hotelaria de Santarém, que fechou, e o Tiago Cardoso foi depois para a Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) nas Caldas e eu fui para a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril”, relatou Miguel Santos.
Os empreendedores têm 27 anos e são sócios há sete anos, responsáveis também pelo restaurante Real Casa do Petisco, em Óbidos. Têm ainda a empresa mãe, sediada em Rio Maior, onde desenvolvem e fazem a distribuição de produtos alimentares, nomeadamente de pastelaria. “É muito gratificante caminhar lado a lado e a amizade e a união que temos faz a diferença e, claro, o “know-how” que adquirimos não só na escola de hotelaria, mas nos estágios e da experiência que partilhámos”, adiantou o empresário.
“Esta casa tem cento e um anos e por aqui passaram varias gerações de caldenses, fornecedores, clientes, e naturalmente tem uma história, uma identidade e caraterísticas únicas que colocam em nós um peso de maior responsabilidade”, disse Miguel Santos.
“Preservar a identidade e parte do mobiliário”
No Real Balcão 5 decidiram preservar a identidade e parte do mobiliário, dedicando a casa ao seu “fundador”. O empresário agradeceu à família por “terem confiado em nós para avançar com este projeto que foi desenvolvido em torno da identidade da casa centenária”.
Os responsáveis destacaram o projeto de interiores, que foi idealizado por um “amigo e excelente profissional, o caldense Daniel Caetano”. O investimento foi de cerca de 150 mil euros, na recuperação do espaço, mobiliário e decoração. “O balcão é o mesmo e a recuperação foi a 100 por cento”, contaram.
Tiago Cardoso concluiu o Curso Técnico de Cozinha/Pastelaria em 2014 na EHTO. Trabalhou no restaurante do Chef Kiko Martins, onde fez vários eventos com ele. Assumiu funções de alguma responsabilidade no restaurante “O Talho”. A experiência que adquiriu é importante para o cargo de coordenação executiva e mentor da cozinha da Real Casa do Petisco e agora do Real Balcão 5.
É, segundo Miguel Santos, um restaurante focado em “mariscos e petiscos, mas também serve refeições”. Destaque para a mercearia, onde comercializam os produtos endógenos da região, nomeadamente de Rio Maior, Óbidos e Caldas da Rainha. “Os nossos clientes poderão adquirir aquilo que consomem. Noventa por cento da matéria-prima que utilizamos são de produtores locais e regionais, porque é nosso compromisso, desde que abrimos a nossa empresa, de promovermos os territórios onde estamos”, sublinhou.
No grupo trabalham cerca de 40 funcionários. No Real Balcão 5 foram criados dez postos de trabalho.
Daniel Pinto, diretor da EHTO, que esteve presente na inauguração, salientou que a abertura da cervejaria é também um orgulho para o seu estabelecimento de ensino. “O sucesso dos alunos é o sucesso da escola”, manifestou, acrescentando que é com “muita alegria e satisfação que confirmamos os bons percursos profissionais dos alunos”.
Daniel Pinto destacou Sérgio Madeira, que concluiu o Curso de Gestão e Produção de Pastelaria em 2012 e é o chefe em permanência no restaurante Balcão 5.
Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, João Vargas, diretor comercial da empresa das Águas do Arieiro, disse que fizeram uma parceria com os responsáveis do Real Balcão 5, sendo os primeiros da região a ter uma “cerveja pasteurizada que vem diretamente da Corunha em autotanques”. “A cerveja vem refrigerada desde a fábrica ao cliente. Quando chega ao estabelecimento é colocada em dois autotanques de 475 litros, o que proporciona um gás natural que torna a cerveja mais saudável”, descreveu.
O Real Balcão 5 está aberto das 10h30 às 00h00. A sessão de inauguração contou com a presença de centenas de pessoas, entre autarcas das Caldas, Óbidos e Rio Maior, e ainda fornecedores, empresários, amigos e familiares dos jovens empreendedores.
0 Comentários