Q

Previsão do tempo

23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 24° C
23° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

Dia Mundial da Língua Portuguesa nos museus caldenses

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de […]

O Museu José Malhoa e o Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, vão celebrar com um Festival Criativo, de 4 a 6 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Com mais de 265 milhões de falantes espalhados pelos cinco continentes, a língua portuguesa é repleta de diversidade e, desde 2009, a data de 5 de maio foi estabelecida pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organização intergovernamental parceira da UNESCO, para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas.

As comemorações iniciam-se a 4 de maio, às 21h, com a exibição ao ar livre do vídeo arte “Jogos Dirigidos”, de Jonathas de Andrade. O artista, nascido no nordeste do Brasil, esteve recentemente a expor no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. Jonathas de Andrade já foi artista convidado em exposições como a 32ª Bienal de São Paulo, 12ª Bienal de Lyon, França, Better Homes, SculptureCenter, Long Island City, EUA. Também realizou exposições individuais em Toronto, Nova Iorque, Recife, Kiev, Chicago, São Paulo e muitas outras cidades. As pesquisas artísticas de Jonathas de Andrade envolvem, por um lado, a fotografia e o vídeo. Por outro lado, tratam de culturas populares, relações homoafetivas e, mesmo, o próprio campo da arte.

Inédito em Portugal, o filme que será exibido no Museu da Cerâmica provoca reflexões sobre a língua portuguesa e a comunicação, através de experiências pessoais vivenciadas por moradores da comunidade de Várzea Queimada, cidade no interior do nordeste brasileiro. A localidade possui a maior proporção de pessoas não falantes do Brasil e o vídeo mostra como o gesto, a expressão facial e, principalmente, a necessidade de se expressarem, constituem-se como elementos para a linguagem própria encontrada por esta população para comunicar-se.

No dia 4, pelas 16h, o Festival Criativo traz uma feira do livro, com diversas publicações do Museu José Malhoa e do Museu da Cerâmica, além de criativos das Caldas da Rainha. O Festival Criativo contará também com ilustrações, prints, zines, cadernos, entre outros itens, como cerâmicas, cosmética artesanal e música. Para estas atividades, o Museu da Cerâmica receberá artistas como Editiòns N’Importe Quoi, Joana Mundana, Fabio Beckert e muitos outros. O Festival Criativo seguirá até dia 6.

No dia 5, crianças e adolescentes de 6 aos 15 anos poderão participar no “Jardim da Língua Portuguesa”. Dinamizada por jovens estagiárias do Museu da Cerâmica, a ação consiste num jogo de percurso pelo jardim e pelo Museu. Serão realizadas sessões às 10h30 e às 15h, e será necessário realizar inscrições prévias através do e-mail mceramica@drcc.gov.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Escultura de homenagem à PSP deixa polícias emocionados pela ligação à comunidade

Foi inaugurada na passada sexta-feira uma escultura de homenagem à PSP na sede da Divisão Policial das Caldas da Rainha, a propósito dos 150 anos do Comando Distrital. Peça da autoria de Carlos Oliveira em parceria com a empresa MVC Portuguese Limestones, representa “um gesto de apreço pela entrega abnegada dos nossos polícias no que fazem na defesa dos que mais precisam”, considerou o superintendente, Luís Carrilho, diretor nacional da PSP, presente na cerimónia.

escultura1 1

Caldense no pódio de Miss Inteligência Artificial

Olivia C. é uma influencer portuguesa, gerada por IA (Inteligência Artificial), que ficou no pódio do primeiro concurso de beleza de IA do mundo. Natural das Caldas da Rainha, Olivia ficou em terceiro lugar. Lalina, da França, ficou em segundo e a grande vencedora foi Kenza Layli, de Marrocos. 

olivia

Menor internado em centro educativo por atear seis fogos florestais

O Tribunal da Relação de Coimbra confirmou a pena de medida tutelar educativa de internamento em centro educativo, em regime fechado, pelo período de três anos, aplicada a um menor de quinze anos pelo Juízo de Família e Menores das Caldas da Rainha, pela prática de cinco crimes de incêndio florestal e outro qualificado como incêndio florestal agravado.

menor