Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 26° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 27° C
16° C
  • Wednesday 24° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 30° C

Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo assinala o Dia da Europa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo assinala o Dia da Europa, com celebrações durante mais de um mês por todo o território e em Espanha, sendo algumas delas no concelho do Cadaval, onde está sediado.
As atividades tiveram início no Agrupamento de Escolas do Cadaval com uma apresentação do Erasmus + e das oportunidades de mobilidade na União Europeia para os jovens

O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo assinala o Dia da Europa, com celebrações durante mais de um mês por todo o território e em Espanha, sendo algumas delas no concelho do Cadaval, onde está sediado.

As atividades de celebração do 9 de maio, Dia da Europa, tiveram início a 26 de abril no Agrupamento de Escolas do Cadaval com uma apresentação do Erasmus + e das oportunidades de mobilidade na União Europeia para os jovens. A atividade, organizada pelo Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo em parceria com a Biblioteca Escolar do Agrupamento, teve a presença da Associação Juvenil de Peniche e de voluntários do Corpo Europeu de Solidariedade, oriundos da Turquia e do Luxemburgo.

No dia 28 de abril, a Escola do Maxial (Torres Vedras) recebeu a visita do eurodeputado João Albuquerque. Foi um dia repleto de atividades, que culminou com o encerramento do Projeto Erasmus + “O Valor das Pequenas Coisas”, realizado em parceria com uma escola de Espanha, e com a conversa com o eurodeputado.

No dia 2 de maio foi a vez do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal – Rio Maior celebrar o Dia da Europa com a visita do Europe Direct. Os alunos prepararam uma surpresa para os 21 deputados portugueses ao Parlamento Europeu.

Nos dias 3 e 4 de maio, o Europe DirECT Oeste, Lezíria e Médio Tejo rumou até Mérida com alunos e professores do Bombarral e de Alenquer (Agrupamento de Escolas Fernão do Pó – Bombarral e Agrupamento de Escolas Damião de Goes – Alenquer) para o encontro de teatro das Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu que juntou ainda escolas de Mérida, Coimbra, Serpa, Lisboa e Sintra.

No dia 8 de maio, a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste de Torres Vedras, escola embaixadora do Parlamento Europeu, acolhe uma conversa sobre a Europa com os alunos do último ano.

No dia 9, Dia da Europa, as celebrações são no Agrupamento de Escolas de Cister – Alcobaça, que tem um clube europeu e é escola embaixadora do Parlamento Europeu, com divulgação da Rede Eurodesk do território.

Estarão presentes os multiplicadores Eurodesk, Associação Juvenil de Peniche, Associação Check-IN e Associação ProAtlântico a divulgar as oportunidades de intercâmbios, cursos de formação e voluntariado para os jovens.

No dia 10, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo ruma até ao Sardoal, para uma conversa com os jovens do Agrupamento de Escolas do Sardoal, escola embaixadora do Parlamento Europeu.

No dia 11 é a vez da Escola Secundária Sá da Bandeira – Santarém, celebrar o dia da Europa e no dia 12 é o Agrupamento de Escolas de Salvaterra de Magos que acolhe uma atividade do Europe Direct, com jogos no pátio da escola.

No dia 16, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo acolhe nas suas instalações no Cadaval os alunos do Clube de Rádio do Agrupamento de Escolas do Cadaval, para uma aula junto ao mural com a cronologia da União Europeia.

No dia 18, a Biblioteca Municipal de Torres Vedras, que durante todo o mês a exposição de fotografia dedicada ao Corpo Europeu de Solidariedade- Clicks Solidários, acolhe uma conversa entre o Europe Direct, os jovens do concelho, os voluntários da Associação Juvenil de Peniche e a presidente da Câmara Municipal, Laura Rodrigues, membro da Rede da Comissão Europeia – Construir a Europa com os Eleitos Locais.

No dia 1 de junho, a Escola de Manique do Intendente (Azambuja) terá atividades durante toda a manhã com o Europe Direct.

Para finalizar as comemorações do Dia da Europa, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo organiza nas suas instalações no Cadaval, no dia 7 de junho, um encontro das escolas embaixadoras do parlamento europeu e dos clubes europeus do seu território.

Em relação a exposições, até dia 10 de maio, a Sala de Leitura Bernardo Santareno, em Santarém, acolhe “Mulheres laureadas com o Prémio SAkharov”. A Biblioteca José Saramago – Golegã recebe a mesma exposição a partir de 16 de maio até 12 de junho.

Durante todo o mês de maio, a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei, tem patente a Exposição “Europa – 60 Anos dos Tratados de Roma” e durante todo o mês de junho a Biblioteca Municipal de Ourém recebe a exposição de fotografia dedicada ao Corpo Europeu de Solidariedade- Clicks Solidários, organizando no dia 6 de junho uma atividade de divulgação aos jovens.

Porque o Dia da Europa este ano foi celebrado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal e pelo Gabinete do Parlamento em Portugal em Leiria, o Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo organizou em Peniche em parceria com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar de Peniche (ESTM): No dia 2 de maio a apresentação do Centro de Línguas e Inovação Pedagógica da ESTM, no dia 3 “Oportunidades de Voluntariado Europeu – O Erasmus + e a Mobilidade no Espaço Europeu – com Europe Direct e Associação Juvenil de Peniche” e no dia 5 “A UE ÉS TU! – Carreiras Europeias – com Centro de Informação Europeia Jacques Delors”. O Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo está sediado no edifício da antiga escola primária do Cadaval.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Hóquei em patins no Pavilhão da Mata

No passado sábado o hóquei em patins regressou às Caldas da Rainha e ao Pavilhão Municipal da Mata para a 9ª e penúltima jornada do Campeonato Nacional de Masters +35 da época 23/24.

hoquei

Recolha e troca de brinquedos

No dia 1 de junho a associação sem fins lucrativos Ajudouro vai realizar uma festa de oferta, recolha e troca de brinquedos em segunda mão, no espaço Leonel Miranda, no Bairro da Ponte, cedido pela União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, onde irá haver espaço para as crianças brincarem.

brinquedos