A Académica venceu por 2-0 o Caldas Sport Clube, na visita ao Campo da Mata, no passado sábado, e garantiu o primeiro lugar na série 4 da fase de manutenção da Liga 3.
Com a bola a rolar num ritmo próprio de uma partida entre duas equipas já seguras nesta fase de manutenção, durante quase toda a primeira parte parecia ser o Caldas que estava mais perto de chegar primeiro a vantagem.
Aliás, a equipa caldense chegou a ver por duas vezes o golo negado pelos postes da baliza de Bernardo Santos, em remates de João Silva aos 6 minutos e de Lucas Villela aos 22 minutos.
A sorte que protegeu a Académica nesses dois lances, voltou a bafejar os estudantes ao fechar da primeira parte. Aos 43 minutos, o centro de Hugo Seco parecia não levar perigo a baliza de Luís Paulo, mas João Silva tentou tocar de cabeça para o guardião e acabou por fazer autogolo.
No lance seguinte, João Silva reagiu a quente a um toque de Hugo Seco e viu o cartão vermelho.
Reduzido a dez elementos, o Caldas continuou a procurar o golo e esteve próximo ao minuto 62, com grande defesa de Bernardo.
Apesar de diminuída, a equipa da casa continuou a ser mais perigosa na segunda parte, mas a expulsão de Lucas Villela ao minuto 75 deixou o Caldas reduzido a nove jogadores, vindo a sofrer o segundo golo na sequência de um pontapé de canto, por Diogo Costa aos 85 minutos.
Não foi a despedida do Campo da Mata esta época que o Caldas pretendia. “A casa estava bem composta e queríamos dar continuidade à qualidade que demonstrámos”, manifestou o técnico José Vala, que reconheceu que até antes do intervalo a equipa estava a controlar o jogo. O autogolo e as expulsões complicaram as tentativas para virar o resultado.
“Uma falta de comunicação dá um autogolo e depois o João Silva, que provavelmente foi o jogador mais influente a época inteira e merecia ir até ao fim e jogar o último jogo, não discuto a atitude, se foi falta ou não, se houve agressão ou não, o árbitro decidiu. Na segunda parte estávamos no jogo e depois houve um gesto que não pode acontecer do Lucas, já lhe disse no balneário. Não sendo uma entrada violenta, não há intenção nenhuma de jogar a bola, aceita-se a interpretação do árbitro e o jogador é que não pode ter essa atitude”, comentou José Vala.
O guarda-redes da Académica, de 21 anos, foi eleito o “Homem do Jogo”. Foi determinante, defendendo com as mãos, com os pés, com a cabeça e… com o “golpe de vista”.
Perante um Caldas quase sempre mais perto do golo, Bernardo assinou a “folha limpa” para os academistas.
Inclusão social
Na despedida da Liga 3 do Campo da Mata, as equipas entraram em campo com acompanhantes muito especiais – os utentes do Centro de Educação Especial, para mostrar que as suas deficiências não os impedem de participar nas atividades da sociedade.
Além disso, fizeram parte do Laço Azul – uma campanha de prevenção contra os maus-tratos nas crianças.
Estiveram presentes 2513 espetadores no Campo da Mata.
Na próxima jornada, a 6 de maio, pelas 17h15, a equipa do Caldas desloca-se ao reduto do Fontinhas, finalizando a Liga 3.
Ficha técnica
Árbitro: Sérgio Coelho
Assistentes: Marco Silva e André Ferreira
Quarto árbitro: Fernando Ferreira
Caldas: Luís Lopes; Yordy Marcelo (Miguel Rebelo, 61’), Luís Marcelino (Tuga, 76’), Thomas Militão (Cap.), Luís Farinha (Rafael Roque, 88’), Diogo Clemente, João Silva, Gonçalo Chaves (Gonçalo Barreiras, 61’), João Rodrigues, Leandro Borges (Paulo Inácio, 88’) e Lucas Villela.
Suplentes não utilizados: Wilson Soares, Nuno Januário, André Simões e Henrique Henriques.
Treinador: José Vala
Disciplina: cartão amarelo a Gonçalo Chaves (37’), Thomas Militão (48’), Luís Marcelino (69’); vermelho a João Silva (45’) e Lucas Villela (75’).
Académica: Bernardo Santos; Diogo Costa (Di Cardoso, 87’), Láton, David Caiado (Cap.) (Vasco Paciência, 61’), Pepo (David Teles, 61’), Diogo Amaro “Tusso” (David Brás, 66’), Vasco Gomes (Marco Grilo, 6’), Ibouka, Diogo Ribeiro, Hugo Sêco (Di Cardoso, 85’) e Ruca.
Suplentes não utilizados: Hidalgo, Juary, Stitch e Rodrigo Guedes.
Treinador: Tiago Moutinho
Disciplina: cartão amarelo a Marco Grilo (74’) e David Teles (90’)
Golos: 0-1 João Silva (43’, auto-golo.); 0-2 Diogo Costa (85’).
Homem do Jogo: Bernardo Santos (Académica)
0 Comentários