A primeira Bandeira Azul no país em praia costeira vai ser hasteada este ano na Foz do Arelho – praia do mar, no dia 1 de junho.
É um dos dois locais galardoados no concelho das Caldas da Rainha, sendo o outro igualmente na Foz do Arelho – praia da lagoa.
Em Óbidos foram atribuídas no Bom Sucesso e no Rei do Cortiço. Peniche terá bandeiras no Baleal Norte, Baleal, Sul, Gâmboa, Medão-Supertubos, Consolação, Cova da Alfarroba e São Bernardino.
Em Alcobaça foram distinguidas as praias de São Martinho do Porto e de Paredes de Vitória.
Na Nazaré, para além da praia da vila, receberá a Bandeira Azul a Praia do Salgado. A lista inclui três embarcações de ecoturismo da Nazaré (Argus, Bennu e Roaz).
O concelho com mais bandeiras é o de Torres Vedras, com doze: Azul, Centro (Santa Cruz), Física (Santa Cruz), Formosa, Foz do Sizandro – Mar, Mirante (Santa Cruz), Navio, Pisão (Santa Cruz), Porto Novo, Santa Helena, Santa Rita Norte e Santa Rita Sul.
No concelho da Lourinhã, as praias contempladas são Areal Sul, Areia Branca, Areia Branca – Foz e Porto Dinheiro.
Trata-se de um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente, distinguindo o esforço das entidades que trabalham no sentido de tornar possível a coexistência do desenvolvimento local a par do respeito pelo ambiente, e elevando a consciencialização dos cidadãos em geral e dos decisores em particular para a necessidade de se proteger o ambiente.
Há quatro pontos essenciais para obtenção do galardão: qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
O Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental.
0 Comentários