Q

Previsão do tempo

22° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 25° C
22° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 26° C
22° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 27° C

Rotary Club das Caldas comemorou 70.º aniversário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue transformar vidas”
O Rotary Club de Caldas comemorou o 70.º aniversário numa cerimónia no Hotel Vila D’Óbidos

“É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue transformar vidas”

O Rotary Club de Caldas da Rainha comemorou o 70.º aniversário no passado dia 20, numa cerimónia que juntou cerca de 150 pessoas no Hotel Vila D’Óbidos. 

Foi um aniversário especial comemorado em grande estilo com a mensagem do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, gravada em vídeo e transmitida na sala do hotel.

“Sete décadas de companheirismo rotário nas Caldas da Rainha merecem ser festejadas”. Foi assim que começou a mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou o lema rotário de 2022-23 – “Imagine o Rotary.” “É tão aberto que permite tudo nas mais diversas dimensões”, sustentou, revelando que gosta de “sonhar com um mundo que dá o nosso melhor”. “É com o desenvolvimento deste companheirismo que se consegue servir e transformar vidas”, salientou. 

O Governador Distrito 1960, Vitor Cordeiro, congratulou todos os companheiros do clube por “manterem viva a chama do Rotary Club nas Caldas e fazer o bem na comunidade”. “Imaginem quantas pessoas foram impactadas por este clube e quantas certamente por causa dos rotários caldenses tiveram uma vida melhor, e é isto que faz a diferença”, salientou.

O vice-presidente das Caldas Joaquim Beato, falou do início das comemorações na Rotunda do Rotary, na cidade, onde foi plantada uma árvore que “significa que acreditamos no futuro”.

O autarca destacou o facto de ver presentes “tantos comerciantes, empresários e industriais”, o que prova “quanto grande é este clube caldense”. Considerou ser dever do Município estar sempre presente nas iniciativas deste clube.

A árvore plantada pelo presidente dos rotários das Caldas, Carlos Pinto Machado, foi um diospiro Kaki, que simboliza a paz e a resiliência.

A presidente do Rotary Clube de Lisboa, Alice Nobre, recordou que a 19 de abril de 1953, o então presidente, Maxime Vaultier, apadrinhou o clube caldense. “Durante estes 70 anos, a amizade e o respeito entre padrinho e afilhado têm-se mantido”, apontou.

Estiveram presentes neste evento rotários em representação de 27 clubes do país. Houve vários testemunhos durante a celebração que destacaram o mérito e a longevidade do clube e ofereceram presentes.

anos rotary 2
Emblemagem de duas novas companheiras, Maria da Graça e Susana da Cunha, com o padrinho e madrinha

Foi ainda realçado que o Rotary Club de Caldas da Rainha é o décimo mais antigo a nível nacional e o quinto a nível do distrito rotário.

O Rotary Club das Caldas foi fundado a 20 de abril de 1953 para que profissionais de diferentes áreas pudessem trocar ideias e fazer amizades duradouras.

Francisco Caiado, empresário caldense, influente e prestigiado, rodeou-se de vários empresários e empreendedores, dos quais destacam José Capristano e Artur Capristano, para concretizar a fundação. Mário de Azevedo e Castro foi o primeiro presidente.

“O Rotary Club tem o desafio de reinventar-se”

“Se o nosso clube justificou plenamente a sua existência, através da sua fértil e empenhada atividade, agora num tempo de crescentes dificuldades e de novos problemas constitui o desafio de reinventar-se e corresponder às exigências dos novos tempos”. Palavras de Manuela Franco, presidente da Comissão Executiva das Comemorações dos 70 anos do Rotary Club das Caldas, que iniciou a cerimónia festiva. Recordou os fundadores – “os que fizeram acontecer um sonho que se tornou realidade”. 

Acrescentou que “é bom ver que os nossos parceiros e patrocinadores acreditam nos nossos projetos, na nossa capacidade em agir em prol da comunidade e que a comunidade se revê na nossa atuação e forma de estar”.

Referiu ainda que são os rotários que “humildemente” contribuem para que “o mundo fique um pouco melhor e a nossa comunidade se torne mais viva, valorizada e humanizada”.

Segundo Manuela Franco o programa festivo destes 70 anos procura ser um ponto de “encontro entre gerações, de confluência de sentimentos vivenciados no longo percurso e de esperança no futuro”.

Exposição de fotografias de Jaime Neves

De seguida foi inaugurada a exposição fotográfica sobre o clube da autoria de Jaime Neves, que faz parte dos rotários das Caldas há mais de 30 anos. A mostra de fotografias, centenas dele e outras que arranjou, faz uma retrospetiva dos 70 anos do clube caldense. Jaime Neves vai doar a sua coleção ao Rotary Club das Caldas. 

Decorreu ainda nesta cerimónia festiva a emblemagem de duas novas companheiras rotárias, Maria da Graça, cujo padrinho é Carlos Monteiro, e Susana da Cunha, que tem como madrinha Manuela Franco.

A festa do clube caldense contou com momentos musicais de ópera com Mayya Rud e António Alves.

Foi apresentada a Comissão de Honra, de que faz parte o JORNAL DAS CALDAS, representado pela diretora, Clara Bernardino. Foram ainda homenageadas as personalidades, entidades e instituições que colaboram com este clube.

“Empresas a realizar a sua responsabilidade social com o Rotary”

O presidente do Rotary caldense enunciou algumas atividades em prol da comunidade das Caldas, revelando que a prioridade do clube tem sido apoiar “inúmeras famílias carenciadas ou em dificuldades”.

Carlos Pinto Machado realçou as bolsas de estudo atribuídas aos bons alunos de famílias carenciadas e a promoção do mérito através dos prémios escolares atribuídos os melhores alunos do concelho, o “Prémio melhor companheiro Jean Pierre Hougas” e ainda o “Profissional do Ano” e o “Prémio Carreira”.

O responsável gostava de ter mais empresas a realizar a sua responsabilidade social com o Rotary. “É preciso que saibam que as empresas que o fazem, além do merecido reconhecimento público, poderão usufruir de benefícios fiscais extremamente interessantes, podendo obter uma majoração significativa em matéria fiscal, pois os projetos são realizados em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa”, explicou.

“Ainda neste mandato pretendo estabelecer parceria com as principais associações empresariais do concelho e criar um prémio para a empresa que mais se destacou em termos de responsabilidade social em parceria com o Rotary”, revelou.

No próximo mês será relançado o Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário), com novos elementos de gabarito profissional e intelectual.

No final desta festa foram cantados os parabéns ao clube e também ao ex-presidente da câmara, Fernando Costa, que fazia anos.

A festa continuou com o rotário Joaquim Monteiro a fazer de dj, com músicas dos anos 80, proporcionando um momento de dança. 

O evento contou com a colaboração dos alunos do 2º ano do curso profissional de Técnico de Turismo e do 2º ano de Técnico de Multimédia da Escola Técnica Empresarial do Oeste. 

O Rotary Club das Caldas tem 24 membros, dos quais 10 são senhoras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Salir do Porto celebra elevação a vila

Algumas dezenas de pessoas juntaram-se no passado sábado em frente à associação de Salir do Porto para celebrar a elevação da povoação à categoria de vila, aprovada no dia anterior.

elevacaosalirdoporto3

“Sheik Verde” falou aos jovens caldenses na Youth Summit

Conversas, exposições fotográficas, a realização do 1° Encontro de Técnicos de Juventude do Oeste e uma alocução de Abdul Al Nuaimi, conhecido como o “Sheik Verde”, foram os destaques da terceira edição da Youth Summit das Caldas da Rainha.

youthsummit1