Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 29° C
19° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 29° C
20° C
  • Wednesday 28° C
  • Thursday 30° C
  • Friday 32° C

Jovens assinalam faltarem cem dias para o início da JMJ

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
No dia 23 de abril, precisamente a 100 dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorrerá de 1 a 6 de agosto em Lisboa, o grupo de animadores Say Yes da Paróquia de Caldas da Rainha organizou a 3ª edição do Caldas Levanta-te.
Inauguração de um mural na Rua António Sérgio

No dia 23 de abril, precisamente a 100 dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorrerá de 1 a 6 de agosto em Lisboa, o grupo de animadores Say Yes da Paróquia de Caldas da Rainha organizou a 3ª edição do Caldas Levanta-te.

Na edição deste ano participaram mais de cem jovens (muitos deles já inscritos para acompanhar este grupo à JMJ) e o ponto alto do dia foi a inauguração de um mural na Rua António Sérgio que marca a participação dos jovens das Caldas da Rainha na JMJ.

Às 20h23 foi ainda celebrado em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição a Hora JMJ, evento nacional em que todas as igrejas tocaram à mesma hora os seus sinos para celebrar faltarem apenas cem dias para o início da jornada.

No Caldas Levanta-te os jovens foram divididos em quatro grupos que foram circulando alternadamente por quatro pontos de paragem onde lhes foram lançados desafios.

Durante o caminho entre os postos os jovens eram convidados a interpelar as pessoas com quem se cruzavam na rua e a colocar folhetos informativos nas caixas do correio para angariação de famílias de acolhimento e voluntários paroquiais e centrais.

A mensagem principal associada às atividades propostas era por um lado pensar na dimensão da JMJ e em milhares de jovens que vão chegar ao país sem conhecer a língua portuguesa, dando especial importância à necessidade de inclusão, independentemente da língua que falem e das limitações possam ter. Por outro lado, deixaram também a mensagem da necessidade de todos cuidar do país, trabalho iniciado na véspera, onde cerca de trinta jovens deste grupo participaram no Plogging Challenge Portugal, atividade promovida pela União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório.

Às 19h45 inaugurou-se simbolicamente o mural construído durante o dia e inspirado na participação da Paróquia das Caldas da Rainha na JMJ Lisboa 2023, com a presença do presidente da Câmara de Caldas da Rainha, Vitor Marques, dos párocos da Paróquia de Caldas da Rainha e de todos os jovens e suas famílias.

Às 20h23, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, acenderam-se as luzes com as cores da JMJ (amarelo, vermelho e verde) e os sinos tocaram durante alguns minutos.

O grupo, com a presença do presidente da Câmara e do presidente da Assembleia Municipal de Caldas da Rainha, cantaram o hino da JMJ, em português, inglês e língua gestual, como tinham aprendido durante o dia, e finalizaram o momento rezando em conjunto a oração da jornada com a comunidade que se juntou aos jovens para partilhar este momento.

A cruz que os jovens levarão à JMJ Lisboa 2023 foi tranportada numa caminhada, animada com cânticos, até à sede da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e S. Gregório, cuja fachada também tinha sido iluminada com as cores da JMJ para assinalar este dia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pat Cohen arranca “Os Dias do Jazz”

Na noite do passado sábado os blues de Pat Cohen anunciaram “Os Dias do Jazz” no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.

jazz

Equipa sediada no Bombarral campeã nacional Rotax

A Escola de Karting do Oeste/Birel ART Portugal (EKO) conquistou o título de campeã nacional na categoria Mini-Micro Max, após a quinta e última prova do Campeonato de Portugal Rotax, disputada no passado fim de semana, no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral.

karting

Bastonário da Ordem dos Médicos em Alvorninha

O Bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, acompanhado pelo presidente da delegação Sub-Regional do Oeste, António Curado, vai reunir com a direcção da Associação Portuguesa de Apoio ao Recluso (APAR), que tem sede no edifício da antiga escola primária da Moita, em Alvorninha, nas Caldas da Rainha.