O Largo do Colégio Militar, no Bairro da Ponte, nas Caldas da Rainha, foi palco na tarde do passado sábado de um convívio que assinalou “a devolução do largo aos moradores, que durante dois anos sofreram com as obras”, manifestou o presidente da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro, Nuno Aleixo.
Incluídas na regeneração urbana, com intervenções ao nível do saneamento e da zona de lazer com parque infantil, e iniciadas no mandato anterior do executivo camarário de Tinta Ferreira e do então presidente da junta Jorge Varela, que esteve presente nesta tarde, as obras custaram 298 mil euros, revelou ao JORNAL DAS CALDAS o vice-presidente da Câmara, Joaquim Beato.
O autarca sublinhou que “a qualidade de vida é um objetivo que todos devemos ter”, apontando que o atual executivo “concluiu a obra, pois era a sua missão”. “Uns começam, outros acabam”, disse, considerando que Largo do Estragado, como é conhecido o Largo do Colégio Militar “não é um largo estragado, é um largo arranjado e deve agora ser usado e cuidado”.
Na mesma linha de ideia, o presidente da junta de freguesia referiu que “a obra ficou bonita e peço aos moradores que mantenham o espaço limpo e arranjado”.
“Cresci aqui ao lado e fico contente porque foram criadas dificuldades aos moradores durante as obras, com poeiras e falta de estacionamento, que se arrastaram demasiado tempo”, recordou.
O presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, também participou neste convívio, que incluiu porco no espeto, bar a cargo do Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro e animação musical pelo grupo de música popular portuguesa Cantorias, formado por Nélson Santos, Sérgio Pereira, Américo Mendes, João Duarte, Daniel Costa e Mafalda.
Lalanda Ribeiro afirmou que o largo tornou-se “um espaço magnífico para as crianças e para as pessoas estarem nestes dias de primavera e é preciso conservá-lo”.
Entretanto, no passado dia 23, no Centro Cultural e Recreativo da Serra do Bouro, foi apresentado o projeto da Rotunda da Granja. Trata-se de uma instalação a colocar naquela rotunda e que terá uma alusão aos Descobrimentos e aos Lusíadas, de Camões.
A obra nascerá da fusão da forma de um navio com os versos do canto I da epopeia portuguesa. Encara os quatro pontos cardeais e simboliza as gentes que daquele lugar partiu para o estrangeiro e os emigrantes que regressaram.
fra À noite, a luz iluminará cada ponto cardeal, deixando claro, entre a sombra e a luz, os caminhos que se cruzam neste lugar.
Na área da União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro vai ser inaugurado no dia 4 de maio, pelas 16h, o Espaço Leonel Miranda, no Largo Frederico Ferreira Pinto Basto. É um espaço de cultura e de vertente social à disposição dos fregueses.
Nessa altura será feita a apresentação de um livro de histórias infantis por Ina Vasques e existirá animação no largo com os alunos da Escola Técnica Empresarial do Oeste. Posteriormente haverá exposições.
0 Comentários