Q

Previsão do tempo

19° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
19° C
  • Tuesday 25° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 29° C

Laço azul humano vai ser formado contra os maus-tratos infantis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A formação de um laço azul humano com a colaboração dos alunos das escolas do concelho das Caldas da Rainha, no dia 28 de abril , pelas 11 horas, na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal, vai evocar o Mês da Prevenção contra os Maus-Tratos Infantis, numa iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Caldas da Rainha (CPCJ).
“Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha

A formação de um laço azul humano com a colaboração dos alunos das escolas do concelho das Caldas da Rainha, no dia 28 de abril , pelas 11 horas, na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal, vai evocar o Mês da Prevenção contra os Maus-Tratos Infantis, numa iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Caldas da Rainha (CPCJ).A formação de um laço azul humano com a colaboração dos alunos das escolas do concelho das Caldas da Rainha, no dia 28 de abril , pelas 11 horas, na Praça 25 de Abril, em frente à Câmara Municipal, vai evocar o Mês da Prevenção contra os Maus-Tratos Infantis, numa iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens das Caldas da Rainha (CPCJ).

A CPCJ considera este evento “fundamental para a prevenção e promoção dos maus-tratos na infância, bem como, a promoção dos direitos das crianças e jovens”.

Todos os anos, as CPCJ recebem mais de 40 mil comunicações de perigo e trabalham, em média, em cerca de 70 mil processos. Para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância, a Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, organismo que coordena as 311 CPCJ existentes no país, promove anualmente uma campanha de sensibilização, com vista à prevenção dos maus-tratos, apontando serem “práticas muito lesivas para as crianças, que podem deixar marcas profundas no seu desenvolvimento”. Acontecem em diferentes contextos e são transversais a todos os estratos da população, revestindo muitas formas: negligência, abandono, maltrato físico e psicológico, abuso sexual.

“Serei o que me deres, que seja amor”, é o slogan desta campanha, que visa chamar a atenção da comunidade para “a urgência de todos, em prevenirmos e combatermos os maus-tratos a que muitas crianças são sujeitas”.

O símbolo do Mês da Prevenção é um laço azul e todos os anos, tanto a Comissão Nacional como as CPCJ formam grandes laços azuis humanos.

Trata-se de uma campanha que tem já grande adesão: para além das CPCJ, o Laço Azul está nas escolas, centros de saúde, núcleos hospitalares, associações, estabelecimentos comerciais, envolvendo pessoas de todas as idades. Em todo o país, há edifícios e estruturas iluminados a azul durante todo o mês. Em Caldas da Rainha, estarão os edifícios do Centro de Alto Rendimento de Badminton e do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha iluminados com cor azul.

Em 1989, uma mulher norte-americana (Bonnie Finney) amarrou uma fita azul na antena do carro, em homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus-tratos. Com esse gesto quis “fazer com que as pessoas se questionassem”. A repercussão desta iniciativa foi de tal ordem que abril passou a ser o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.

Esta campanha expandiu-se e, atualmente, muitos países usam as fitas azuis, durante o mês de abril, em memória daqueles que morreram ou são vítimas de abuso infantil e também como forma de apoiar as famílias e fortalecer as comunidades, nos esforços necessários para prevenir o abuso infantil e a negligência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Caldas vence em Alcochete e sobe ao 2º lugar

O Sporting B liderava a série B da Liga 3 e recebia o terceiro classificado, o Caldas. A derrota por 1-3 levou os lisboetas a descerem para o quarto lugar e os caldenses passaram para o segundo posto.

caldas2

Infrações em recintos desportivos analisadas em fórum da PSP no Baleal

Houve 7.579 infrações registadas pela PSP em recintos desportivos na época 2022/2023, mais de duas mil do que as verificadas na temporada anterior, revelou esta força policial no âmbito do XI Fórum Policiamentos Desportivos, que decorreu nas instalações da Colónia de Férias dos Serviços Sociais da PSP, no Baleal, em Peniche, na semana passada, ao longo de dois dias de trabalho.

violencia

Arco Clube das Caldas bate record nacional

A época de sala de 2023/2024 do Arco Clube das Caldas (ACC), teve o seu início com a realização da 1ª prova em Tavira, no dia 1 de outubro, onde esteve presente com quatro arqueiros na Divisão Compound Veteranos.

arco