Q

Previsão do tempo

8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 10° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 9° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 12° C

“Óbidos Vila Gaming” quer atrair jogadores de todas as idades

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Óbidos quer tornar-se a primeira vila “gaming” do mundo e assim destacar-se na indústria dos videojogos que, a nível mundial, movimenta mais dinheiro que a do cinema e a da música juntas.
Quem chegar a Óbidos poderá ter experiências tão distintas como jogar em réplicas dos antigos “arcades” até à realidade virtual

Óbidos quer tornar-se a primeira vila “gaming” do mundo e assim destacar-se na indústria dos videojogos que, a nível mundial, movimenta mais dinheiro que a do cinema e a da música juntas.

O “Óbidos Vila Gaming”, que decorre de 4 a 7 de maio, vai ter um programa abrangente que irá agradar a jogadores de todas as idades, às famílias e também a quem trabalha na área, da programação ao design de jogos, com dois dias de conferências.

Vão estar instalados dois palcos e sete áreas de jogo, que incluem mais de 200 postos de jogos (computadores “gaming” e playstations)

Na conferência de imprensa de apresentação do evento, a 27 de abril, o presidente da Câmara de Óbidos, Filipe Daniel, fez questão de explicar que sempre quis apostar em eventos que fossem diferenciadores. “Óbidos tem que se reinventar todos os dias”, considera. Nesse sentido, a autarquia vai investir 250 mil euros neste evento, fazendo uma aposta em algo único no país.

“Este movimento de gamers tem uma expressão muito grande”, sendo, por isso, “muito importante para aquilo que queremos para o nosso território”, ou seja, “continuar a atrair pessoas para Óbidos”, em diferentes áreas.

Ricardo Duque, presidente da empresa municipal Óbidos Criativa, salientou que a intenção é a de trazer um público diferente daquele que habitualmente visita a vila ou que participa nos outros eventos que promovem. “Foi um desafio lançado pelo presidente da Câmara à Óbidos Criativa, uma empresa municipal que tem uma cadência de eventos ao longo de todo o ano, com o objetivo de trazer diferentes públicos”, contou.

Há a intenção de envolver as famílias neste evento, tal como é habitual no que é promovido em Óbidos. “Este é um tema intergeracional e há muitos pais a jogar com os filhos, por isso pode ser uma experiência para se ter em família”, considera o responsável.

A Óbidos Criativa recorreu ao “know-how” da E2Tech – Eventos e Entretenimento Tecnológico, uma empresa pioneira no mercado português na realização de eventos de “gaming”. Atualmente, produzem os maiores eventos e ligas da indústria dos videojogos e esports (competições virtuais de jogos de desporto) em Portugal.

No entanto, segundo o diretor da E2Tech, Pedro Silveira, a Óbidos Vila Gaming será muito diferente e “completamente disruptivo” porque será “uma experiência muito mais imersiva”, uma vez que terá lugar em vários locais da vila.

Quem chegar a Óbidos poderá ter experiências tão distintas como jogar em réplicas dos antigos “arcades” dos salões de jogos até à realidade virtual. “Vamos surpreender os nossos visitantes com uma área de realidade virtual como nunca foi feito em Portugal”, garantiu Pedro Silveira.

Nas noites de 5 e 6 de maio, terão lugar duas festas com 100 drones, proporcionando “uma viagem no tempo, mostrando a evolução dos jogos de computador”, explicou a organização.

Vai ser possível também experimentar algumas das principais novidades dos videojogos e dos “gadgets”. Haverá uma presença constante da cultura pop japonesa, inclusive com concursos de “cosplay” (em que cada um se veste de acordo com as suas personagens favoritas) e eventos de dança.

Em relação aos “esports”, terão lugar várias competições de jogos virtuais de futebol, luta e até pinball, entre outros. Vão estar disponíveis jogos como Counter Strike Go, Fifa 2023, Valorant e Rocket League. Com equipas profissionais a participarem, haverá um total de cinco mil euros em prémios.

A organização convidou também uma série de “youtubers” e “tiktokers”, com milhares de fãs no Youtube e no Tiktok. Na conferência de apresentação esteve presente Pedro Tim, um “youtuber” especializado em simuladores de futebol, com mais de 400 mil seguidores. Há onze anos que cria conteúdos e, embora nunca tenha previsto isso, acabou por se profissionalizar nesta área.

Pedro Tim deu os parabéns à Câmara de Óbidos por ter a visão de realizar um evento desta dimensão fora dos grandes centros urbanos. Para além de existirem muitos jogadores, o “youtuber” destacou que é uma área com uma grande dinâmica económica e com muitas saídas profissionais. Para além de Pedro Tim, vão participar os youtubers Daizer, Diogo Inácio, Ric Fazeres e os tiktokers Francisco Trezentos, Salvador Galeão e Pepito, entre outros.

A participação destes produtores de conteúdos, com milhares de seguidores, vai permitir que o evento ganhe uma maior dimensão.

No Parque Tecnológico vão decorrer as conferências profissionais focadas na indústria dos videojogos. “Vamos ter um conjunto de conferências bastante interessante e a lógica será dar acesso a alguns dos melhores nomes que trabalham no setor em Portugal”, explicou Miguel Silvestre, diretor do Parque Tecnológico.

“Vamos falar sobre game development, comunidades ligadas aos jogos e game design”, revelou Miguel Silvestre, que convidou Tiago Colaço, um ilustrador caldense que trabalha na área do “gaming”, para ser o curador das conferências. Vão ainda apresentar alguns dos projetos realizados no Parque, ao nível da robótica, e outros na área da gamificação e do marketing territorial. “Queremos mostrar às empresas que há um grande potencial em utilizar o processo de gamificação no seu negócio”, referiu.

Será também uma oportunidade para divulgar Óbidos como um concelho com interesse em quem quer investir nestas áreas tecnológicas.

O evento decorre das 11h às 20h, com programação alargada à sexta e sábado.

O passe de quatro dias custa 15 euros, o bilhete diário para adulto custa 10 euros e as crianças dos 4 aos 12 anos pagam 8 euros. Vai haver um bilhete para as escolas no valor de 5 euros (para quinta e sexta-feira). Os munícipes de Óbidos não pagam entrada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Romaria de Santo Antão para comer e fazer promessas

A Romaria de Santo Antão, em Óbidos, realiza-se no dia 17 de janeiro, como manda a tradição. Este evento, que combina devoção religiosa com momentos de confraternização, reúne anualmente milhares de participantes. É uma celebração que integra o Feriado Municipal de Óbidos, marcada por alegria, partilha e costumes únicos.

antao

Reforçados apoios ao associativismo nas áreas do desporto e cultura

Promover o desporto, a atividade física e o acesso à cultura de forma equitativa e generalizada, ampliar a participação na atividade física/desportiva e fomentar a excelência dos resultados e a qualidade das produções culturais, são os grandes objetivos do Novo Regulamento de Apoios ao Desporto e Cultura, apresentado pela Câmara Municipal de Óbidos no dia 9, no Museu Abílio de Mattos e Silva.

apoios