Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C

Mural na Estrada da Foz sobre desigualdade entre homens e mulheres

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A desigualdade que persiste entre os homens e as mulheres é o tema do mural de arte urbana que foi inaugurado na Rua Vitorino Fróis (antiga EPAC), nas Caldas da Rainha, no 18 de abril.

A desigualdade que persiste entre os homens e as mulheres é o tema do mural de arte urbana que foi inaugurado na Rua Vitorino Fróis (antiga EPAC), nas Caldas da Rainha, no 18 de abril.

Da autoria do ilustrador Jaime Ferraz, que é designer na Câmara, o mural pretende demonstrar como a mulher carrega sempre mais peso do que o homem, principalmente ao nível dos trabalhos domésticos e do cuidar dos filhos. “Neste mural quis criar uma metáfora visual dessa desigualdade”, comentou.

Jaime Ferraz sublinhou como é muito sensível à temática, até porque é casado, tem três filhas e até os animais domésticos na sua casa são do sexo feminino. “Infelizmente, ainda existe uma grande desigualdade entre os homens e as mulheres”, afirmou.

Segundo a vereadora Conceição Henriques, o mural esteve para ser inaugurado em novembro, por altura das iniciativas promovidas pelo Gabinete de Atendimento à Vítima de Violência Doméstica, para assinalar o Dia Municipal para a Igualdade (24 de outubro).

Por causa da chuva, o mural demorou mais algum tempo do que era esperado e acabaram por fazer a inauguração numa data em que fosse possível estar presente a presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), Sandra Ribeiro.

Para a autarca, a problemática da igualdade do género tem de estar sempre a ser discutida porque “tudo aquilo que pensamos que são conquistas civilizacionais, têm tendência a deslaçar se não tivermos a preocupação de mantermos na ordem do dia”.

A intenção da autarquia em promover a pintura deste mural foi a de marcar o espaço público com o tema e no final de 2023 quer fazer algo mais impactante.

O presidente da Câmara, Vitor Marques, acha essencial que se façam passar estas mensagens, para se conseguir um mundo melhor. “Todos estes contributos são importantes”, disse.

Sandra Ribeiro elogiou a Câmara das Caldas da Rainha por ter tido esta iniciativa e salientou que os Municípios têm sido os melhores parceiros da Comissão, até por estarem mais perto das pessoas e dos territórios.

“Esta é uma excelente forma de chamar a atenção para o tema, porque muita gente vai passar aqui e vai acabar por querer perceber o que o mural quer dizer”, considera.

De acordo com as estatísticas, as mulheres fazem mais duas horas de trabalho não pago nas suas casas do que os homens. Ao fim-de-semana esse número duplica.

Outro facto curioso que Sandra Ribeiro partilhou é que, também segundo as estatísticas, a principal causa para as mulheres faltarem ao trabalho é terem de cuidar dos filhos. Quanto aos homens, “a principal causa é uma lesão feita a jogar à bola com amigos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ação de divulgação sobre os apoios às empresas

A Autoridade de Gestão do Centro 2030, em colaboração com a Associação Empresarial da Região Oeste (AIRO), promove no dia 12 de junho, às 15h, nas instalações da AIRO, nas Caldas da Rainha, uma ação de divulgação sobre os apoios às empresas.

Açaí Palace na Rua 15 de Agosto

Abriu na Rua 15 de Agosto, no Bairro da Ponte, nas Caldas da Rainha, o Açaí Palace, com um conjunto de sabores juntando o gelado artesanal de fabrico próprio, onde se pode escolher vários sabores e fazendo a seu gosto o seu gelado.

acai 1

Frutos divulga cartaz de espetáculos

Já são conhecidos os artistas que vão atuar na Feira Nacional de Hortofruticultura – Frutos, que decorre no Parque D. Carlos I, de 23 a 27 de agosto.

frutos2023