Um jovem de 22 anos, residente no Porto e licenciado em Educação Física, vai percorrer as estradas do país de norte a sul em treze dias, num projeto que servirá para angariar fundos a favor do Instituto Português de Oncologia (IPO), passado pela região Oeste.
A partida está marcada para Caminha, no distrito de Viana do Castelo, a 22 de agosto, e a chegada para 3 de setembro, a Vila Real de Santo António, no distrito de Faro.
A cada dia, Pedro Nuno Costa deverá percorrer uma média de 81 km, ou seja, a distância de quase duas maratonas, num total de 1.054 km, prevendo-se que a etapa mais curta (67 km) seja entre S. Pedro de Moel e Peniche, enquanto o troço mais longo entre Setúbal e Porto Covo (mais de 95 km).
Vai correr oito a nove horas por dia, sempre a começar às cinco da manhã para evitar grandes temperaturas, e contará com o apoio de uma mão cheia de amigos que já prometeram revezar-se para ajudar na logística, alimentação e ir publicando o percurso nas redes sociais.
Haverá também um nutricionista, um psicólogo, um médico e um fisioterapeuta.
O selecionador nacional de triatlo, Lino Barruncho, associou-se à ideia e está a treinar o jovem do Porto que atualmente está a fazer um MBA em Gestão Desportiva, enquanto trabalha como consultor no departamento de marketing de um grupo vínico e é ‘scout’ de formação no FC Porto.
O atleta explicou à agência Lusa que se inspirou no vídeo de um australiano que percorreu 800 quilómetros em oito dias para angariar dinheiro para as vítimas do tsunami de 2004.
Já sobre a escolha do IPO do Porto, em causa está uma ligação familiar à problemática do cancro.
0 Comentários