Q

Previsão do tempo

24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 25° C
24° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 26° C

Cave Story lançaram terceiro álbum

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Tem início no 14 de abril, no Festival Termómetro (Porto), a digressão do novo disco da banda caldense Cave Story. O seu terceiro álbum é composto por 11 temas e foi lançado a 31 de março.

Tem início no 14 de abril, no Festival Termómetro (Porto), a digressão do novo disco da banda caldense Cave Story. O seu terceiro álbum é composto por 11 temas e foi lançado a 31 de março.

“Wide Wall, Tree Tall” foi gravado no estúdio de Gonçalo Formiga, no bairro da Senhora da Luz, em Óbidos, e é o resultado de um período, mais longo do que o habitual, de composição e de gravação, uma vez que estiveram mais tempo sem tocar ao vivo.

Antes do lançamento, foi dado a conhecer o tema “Sing Something For Us Now” e, no dia 31, divulgaram o single “Ice Sandwich”. Ambas as músicas com videoclips realizados por Zé Maldito.

De acordo com a nota de imprensa do lançamento, “são muitos os cenários sonoros explorados por Gonçalo Formiga, José Sousa, Bia Diniz e Ricardo Mendes que, em 30 minutos, reafirmam assim o seu amplo espetro de referências”.

Depois de “West” (2016), “Punk Academics” (2018) e dos EPs “Spider Tracks” (2015) e “The Town” (2021), o novo “Wide Wall, Tree Tall” surge como “um tratado de afirmação da identidade estética e geográfica dos Cave Story, assim como uma celebração dos modos de fazer, da paixão e curiosidade da banda”.

O disco alberga “baladas introspetivas, sintetizadores quentes e peganhentos, batidas mais ou menos assertivas e guitarras que nos levam em viagens instrumentais constantes”.

As letras são “o fio condutor que celebra todo o manancial elegantemente artístico de uma banda que, ao terceiro disco, tem ainda tudo para crescer”, acrescenta ainda a nota de imprensa.

Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS, José Sousa (guitarra e teclados) e Ricardo Mendes (bateria) referiram como a sonoridade deste disco é mais “apurada” do que nas atuações ao vivo, onde existe uma energia diferente.

A banda é assumidamente “punk” na forma como produz, na senda do “Do It Yourself” (faça você mesmo), ao gravar as músicas num estúdio caseiro, mas nota-se a diferença em relação ao que tinha feito até agora.

“Houve muita experimentação durante este período”, referiu Ricardo Mendes.

“Quando tocamos a estética é mais parecida com o que fazíamos antes, mas a versão de estúdio é mais trabalhada”, adiantou José Sousa.

As músicas são compostas pela banda, embora alguns dos temas sejam assumidamente da autoria de Gonçalo Formiga, que escreve as letras. Os temas referem muito a vida de músico e as dificuldades que existem em poder viver da música em Portugal.

A música é uma grande paixão, mas ao mesmo tempo traz-lhes dificuldades ao nível profissional. Todos os elementos da banda têm atividades paralelas, mas sempre na área artística.

Para a banda, é importante gravarem discos por ser a melhor forma de desenvolverem o seu trabalho enquanto músicos. “O processo de composição e gravação tem um papel muito importante na nossa música”, adiantou José Sousa. Depois, ao vivo, as músicas acabam por ganhar outra forma.

Para além da participação no Festival Termómetro, a banda vai estar a 15 de abril no Westway Lab (Guimarães), no GrETUA (Aveiro) e a 18 de maio no B.leza Clube (Lisboa).

O disco está disponível em várias plataformas digitais, o que lhes permite alcançar um público muito mais vasto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Obras nos Pavilhões do Parque depois de incêndio

Ao contrário do que estava previsto, a Visabeira ainda não iniciou as obras de recuperação do telhado que foi destruído durante o incêndio de setembro do ano passado, mas isso vai acontecer nos próximos dias.

obraspavilhoesdoparque2

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.