Q

Previsão do tempo

11° C
  • Monday 11° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
11° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C
11° C
  • Monday 12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 14° C

Empresa Ghuts investe em pilates para funcionários mais saudáveis

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A empresa Ghuts (Vicente & Costa, Lda), com sede na Benedita, oferece aulas de pilates às suas colaboradoras. A instrutora é Telma Luis, diretora técnica do Ginásio CAR do Centro de Alto Rendimento Desportivo das Caldas da Rainha.

A empresa Ghuts (Vicente & Costa, Lda), com sede na Benedita, oferece aulas de pilates às suas colaboradoras. A instrutora é Telma Luis, diretora técnica do Ginásio CAR do Centro de Alto Rendimento Desportivo das Caldas da Rainha.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Célia Vicente, proprietária da Ghuts, que produz mochilas e acessórios escolares, disse que a ideia surgiu porque “a maioria dos trabalhadores passa muitas horas sentada no trabalho, provocando algum sedentarismo e esta atividade atua na prevenção da saúde e melhora a qualidade de vida”. 

São cerca de 20 funcionárias que uma vez por semana praticam pilates na sala do showroom da empresa de forma gratuita. Foi a Ghuts que comprou o equipamento necessário e que paga à instrutora.

A responsável referiu que as colaboradoras estão satisfeitas com a iniciativa e que já comunicaram que “tem-lhes dado mais flexibilidade e que tem melhorado as dores e postura da coluna”. “Elas sentem já uma grande diferença de quando iniciaram”, contou, acrescentando que o intuito é também motivar os funcionários.

Cristina Morais, residente na Ramalhosa, é uma das colaboradoras que pratica pilates na empresa e considera ser uma medida fundamental para o seu bem-estar porque passa cerca de oito horas sempre na mesma posição.

Nela Cruz, de Rio Maior, que trabalha em pé, acha que pilates tem melhorado a sua flexibilidade e mobilidade. “Esta empresa é um exemplo para outras e o facto de podermos praticar a modalidade no local de trabalho é fantástico porque depois de chegar a casa já não me apetece sair para o ginásio”, contou.

Vivina Lourenço, natural de Santa Catarina, nota melhoras significativas na “coluna e pernas” e sente que tem mais facilidade em mexer-se porque já não se sente “perra”.

Carla Sousa, de Santa Catarina, tem esclerose múltipla, o que afeta os seus músculos, que “precisam de ser trabalhados e estando eu sentada oito horas porque sou costureira, pilates alivia as dores, nomeadamente do esforço de lidar com a tesoura e peças”, relatou. 

Para a instrutora de pilates, esta empresa é um exemplo que deveria ser seguido por outras entidades, na medida que “contribui para a saúde e bem-estar dos funcionários”.

ghuts 2
A instrutora é Telma Luis, diretora técnica do Ginásio CAR nas Caldas da Rainha

“A maioria delas são costureiras e estão cerca de oito horas sentadas com a coluna enrolada e debruçada sobre a máquina de costura e esta prática é ótima para quem tem problemas de coluna ou quer preveni-los”, explicou Telma Luis. 

Segundo a instrutora, pilates é um excelente “método para alívio de dor na coluna, aumenta a elasticidade, a resistência, a força e equilíbrio, melhora a respiração e a postura e ainda reduz o stress”.

Pode ser praticado por qualquer tipo de pessoa, “sem restrição de faixa etária, género, limitações ou preparo físico”, adiantou.

Telma Luis diz que a experiência das praticantes na empresa tem sido muito positiva porque “dizem que já não têm tantas dores nos ombros, mais mobilidade e notam o fortalecimento do corpo”, adiantando que cada vez mais os médicos “mandam fazer esta modalidade porque é a base da postura do dia a dia”.

Professora de pilates desde 2007, com formação pela ALM Pilates Institute, em 2019, Telma Luis fez o mestrado em pilates na Escola Superior de Desporto de Rio Maior, em que a sua tese foi baseada na pedagogia desta prática.

É mestre em desporto na especialidade de exercício e saúde pela Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

Mochilas e acessórios

Fundada em 1982 a empresa Vicente & Costa, Lda. conta com mais de 40 anos de experiência no desenvolvimento e fabrico de produtos de marroquinaria. Há cerca de 10 anos os proprietários verificaram que existia “alguma estagnação e pouca inovação no mercado de mochilas e acessórios e aproveitando todo o know now adquirido e com o objetivo de oferecer um conceito diferente ao público juvenil, demos uma nova imagem e criámos em 2012 a marca Ghuts, que está a ter muito sucesso”, explicou Célia Vicente.

A empresa tem atualmente 30 colaboradores. A Ghuts vende em lojas das Caldas da Rainha e de norte a sul do país e exporta para Espanha, Dinamarca, Malta, entre outros países.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Fados na Baía dos Leitões

O Restaurante Baía dos Leitões, na estrada de São Martinho para a Nazaré, com nova gerência, levou a efeito no passado sábado a sua primeira noite de fados com São Portugal, Maria José Fernandes, Rodrigo Lopes, Fátima Jorge e Luís Grácio, que também esteve na guitarra portuguesa, e João Viola na viola.

baia

Semana Arte Mulher

A Semana Arte Mulher, evento composto por entrevistas, entrega de prémios, exposição de fotografia, pintura, teatro e literatura, organizada pela Câmara e produzida pela Editorial Novembro, vai decorrer de 7 a 9 de março, no Cineteatro da Nazaré.

Porco no espeto em Vale de Maceira

O Grupo Recreativo e Desportivo de Vale de Maceira celebra, a 9 de março, o seu 51º aniversário com uma festa popular.