Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Cinco presenças caldenses na obra “As Mulheres da Cultura na Região Centro”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção Regional de Cultura do Centro publicou um livro onde enaltece o trabalho de várias mulheres, algumas delas das Caldas da Rainha, cuja atuação ou talento tem sido relevante para a promoção da cultura, da arte e do património da região.
Livro enaltece o trabalho de várias mulheres

A Direção Regional de Cultura do Centro publicou um livro onde enaltece o trabalho de várias mulheres, algumas delas das Caldas da Rainha, cuja atuação ou talento tem sido relevante para a promoção da cultura, da arte e do património da região.

A obra “As Mulheres da Cultura na Região Centro” vem no seguimento de um desafio lançado nas redes digitais em 2021, a propósito do Dia Internacional de Mulher, em que pedia para identificar mulheres que tenham tido um papel preponderante nessa área.

“Para grande surpresa e alegria recebemos mais de 140 testemunhos, oriundos de câmaras municipais, associações culturais e recreativas, entidades privadas e particulares, que identificaram centenas de mulheres que ao longo de décadas dedicaram uma parte da sua vida à cultura, fosse enquanto produtoras, criadoras e artistas, fosse na qualidade de defensoras, zeladoras e disseminadoras, fosse enquanto promotoras ou membros ativos de entidades culturais e artísticas”, descreveu a diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes.

“A força das histórias de cada uma destas mulheres exigiu-nos, contudo, mais. Nasceu, assim, esta publicação”, manifestou, esclarecendo, contudo, que “não se trata de uma lista completa de todas as mulheres”, nem é “uma lista acabada”, assumindo-se como “um humilde contributo ao ainda tão necessário combate à invisibilidade das mulheres”.

Segundo a diretora, “mesmo que longe esteja o tempo em que a mulher tinha de usar um pseudónimo masculino (ou associar-se a um homem) para poder escrever e publicar ou pintar e expor, a verdade é que nestes tempos a desigualdade de género é ainda uma realidade no mundo da cultura e da arte”.

“Basta um olhar mais atento para percebermos esta desigualdade nas coleções ou nas exposições promovidas pelas instituições públicas e privadas, na representação artística em festivais de música ou cinema, nos livros publicados e, até, não raras vezes, nos programas de encontros culturais e científicos”, relatou.

No seu entender, “a discriminação no mundo da cultura e da arte não é resultado de um ato consciente e programado, mas antes o reflexo de um paradigma social ou de um modelo profundamente enraizado”.

Amélia de Sá Nogueira, Maria João Botas, Paula Violante, Zélia Évora e Inês Carvalho são as mulheres com grande relação às Caldas da Rainha presentes no livro.

O trabalho no processo cerâmico ligado à azulejaria de Amélia de Sá Nogueira é destacado nesta obra. Integra desde 2012 o projeto Atelier Sá Nogueira. Faz investigação sobre o azulejo do século XVI, colaborando ainda em ações de formação e ações de serviço educativo.

Maria João Botas é designer. Recentemente lançou uma linha de sapatilhas “Bordallos Sneakers” que representam a cidade, a tradição e homenageiam Rafael Bordalo Pinheiro. A caixa dos pastéis regionais Bordallo tem também a sua autoria no desenho.

Paula Violante destaca-se na cerâmica, tendo aberto o Atelier 19b. Licenciou-se na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, na área de design de cerâmica e vidro. Tem formação em cerâmica no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica.

Zélia Évora criou o Gang da Malha, um projeto social para retirar as pessoas de casa e ir tricotar para as ruas, cafés e outros lugares públicos. Escreveu um livro sobre tricot, traduzido para espanhol. Noutro livro ensina a transformar roupas velhas em novas.

No capítulo da educação, Inês Carvalho é autora da dissertação de mestrado “Bordado das Caldas da Rainha: A necessidade de salvaguarda de um património cultural imaterial”, com a qual foi finalista do Prémio de Investigação no âmbito do Prédio Nacional de Artesanato 2019.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Livro de Inês Sofia “O segundo lado da perfeição” alerta para romances tóxicos

“O segundo lado da perfeição” é como se designa o livro da jovem Inês Sofia que foi lançado no passado dia 7 na Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, no Bombarral.
É o segundo livro da autora, de 19 anos, e é uma história de amor entre dois adolescentes. “É sobre um relacionamento abusivo. Os seus sinais, a forma como se expressa, a maneira como se faz sentir, e, principalmente, a culpa com que as vítimas ficam”, contou.

ines 1