Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

“Percursos” no Espaço Turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Percursos” é o título de uma exposição de pintura de Filomena Gama Lourenço patente na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta, até 28 de abril. Inaugurada no dia 1, tem entradas livres.
Pinturas de Filomena Gama Lourenço

“Percursos” é o título de uma exposição de pintura de Filomena Gama Lourenço patente na Galeria de Exposições (piso 1) do Espaço Turismo das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta, até 28 de abril. Inaugurada no dia 1, tem entradas livres.

Filomena Gama Lourenço nasceu em 1956, estudou no Externato Ramalho Ortigão, no Liceu das Caldas e na Faculdade de Letras de Lisboa. Foi professora do ensino secundário. Em 2014 terminou a sua carreira de docente e iniciou a sua prática artística.

A exposição “Percursos” é uma mostra de trabalhos realizados ao longo de nove anos de prática em que se desdobrou em percursos vários de exploração de diferentes meios, materiais e técnicas.

Após uma experiência com acrílico, de que resultaram dois trabalhos com particular significado pela temática abordada – a cidade e as memórias de juventude – prevaleceu na primeira fase do percurso o gosto pela pintura a óleo, pela paisagem e pela natureza morta.

A descoberta do pastel seco, muito diferente em termos de técnica, representou mais uma prática interessante em que as mãos e os dedos também pintam e manipulam a cor, e com ela surgiu o gosto pelo retrato de animais.

A aguarela foi-se tornando gradualmente a grande paixão, e também o desafio maior, pois a magia da aguarela traz consigo a dificuldade inerente ao controlo da interação entre papel, água e pigmento. Depois de uma primeira abordagem que teve como tema a cerâmica local, o olhar voltou-se para a paisagem urbana e rural, passando também pelo abstrato através do recurso a novos materiais e técnicas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“Barcos com História” em exposição em Alfeizerão

“Barcos com História” é como se designa a exposição de modelismo estático de Aníbal Figueiredo que está patente até 31 de julho no espaço Baú das Memórias, em Alfeizerão.Trata-se de uma mostra de 17 miniaturas em madeira que representam barcos que de uma forma ou outra marcaram a história.

Barcos 1

Líder do PCP diz que a construção do novo hospital do Oeste é uma opção do Governo 

O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, esteve na Festa de Verão do PCP, junto ao Penedo Furado, na Foz do Arelho, no passado dia 14, e disse que a construção do novo hospital do Oeste nesta legislatura é “uma questão de opção do Governo”. “Não me venham dizer que não há dinheiro, é mentira. São precisas opções”, afirmou.

PCP 1

Novo presidente do Rotary quer ajudar os bombeiros com a compra de aparelhos respiratórios

O empresário Luiz Gomes assumiu, no passado dia 8, a liderança do Rotary Club das Caldas da Rainha, sucedendo na função a Hélia Silva na cerimónia de transmissão de tarefas que decorreu no restaurante “A Lareira”, com o lema “A Magia do Rotary”, numa alusão à capacidade que cada rotário tem em melhorar a comunidade onde se enquadra.

presidente 1