Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Tapete de flores decora Praça de Santa Maria

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Praça de Santa Maria, em Óbidos, foi decorada com um enorme tapete de flores confecionado exclusivamente para a Semana Santa. A iniciativa partiu do Município e envolveu toda a comunidade, o que valorizou o facto de Óbidos pertencer à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa.
Confecionado pela comunidade na Semana Santa

A Praça de Santa Maria, em Óbidos, foi decorada com um enorme tapete de flores confecionado exclusivamente para a Semana Santa. A iniciativa partiu do Município e envolveu toda a comunidade, o que valorizou o facto de Óbidos pertencer à Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa.

“Os tapetes de flores são um evento invulgar na região, mas que veio embelezar a Semana Santa de Óbidos, envolvendo um colorido e sensações únicas até pela mensagem que transmite, fruto de um grande esforço por parte da comunidade, que trabalhou durante um mês para obter este resultado simplesmente extraordinário, de muita beleza”, conta a vereadora com o pelouro da Cultura, Margarida Reis.

Tudo isto surgiu de um trabalho realizado durante algumas semanas, onde um grupo de voluntários se dedicou inicialmente à conceção das formas, desenhos e motivos, construindo o que deu forma ao tapete. Os desenhos foram guardados em segredo e na Sexta-feira Santa, pelas 8h30, iniciou-se a obra para ficar pronta antes da hora da celebração da “Paixão do Senhor”.

Em fevereiro deste ano, foi convidada toda a população para realizar um workshop dinamizado pela Associação Espinho Vida – EVida, onde a comunidade obidense teve oportunidade de aprender a técnica para confecionar o tapete.

“Mesmo com pouco tempo, resolvemos avançar ainda este ano com uma lona, representando um momento da Paixão de Cristo, utilizando uma moldura de flores naturais e outra de sal colorido, com desenhos dos bordados de Óbidos em grande dimensão. A conjugação destes elementos identifica Óbidos pela sua riqueza cultural, natural e religiosa”, refere Margarida Reis.

“Quanto à opção de integrar os bordados de Óbidos, foi muito desejado e sugerido por todos os participantes. Algo que foi trabalhoso para implementar com moldes grandes, mas com um excelente resultado”, avança a autarca.

Os voluntários que participaram na construção do tapete foram Manuel Madureira, Pedro Luís, Anabela Santana, Zita Timóteo, Fátima Simões, Cláudia Pujol, Teresa, Carla, Vicência, Eva, Sylvie, Ricardo João, Jorge Neco, António Alves, Pedro Santos, Tininha Santos, Carina, Carla Marques, José Elias e Rogério Pires.
Valter (Ponte Seca) e Idalina (Usseira), ofereceram flores, e da parte da Sal Riamar houve oferta de sal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Rebelo revalida título de tricampeão regional +35

Filipe Rebelo, do Clube de Ténis das Caldas da Rainha, revalidou o título de tricampeão regional alcançado em 2023, ao vencer as provas de singulares, pares masculinos e pares mistos, no escalão +35, no campeonato regional de veteranos disputado no Clube Escola de Ténis e Padel de Leiria.

filipe

Mercado Medieval aposta na animação

Mais de 40 grupos de música medieval, teatro imersivo, animação histórica, palestras e muita gastronomia marcam uma nova edição do Mercado Medieval de Óbidos, que este ano, com o tema “Entre Rosas e Espinhos”, arranca no dia 18 de julho, decorrendo ao longo de dez dias.

Mercado