Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C

Jorge Mangorrinha expõe no Café-Concerto do CCC

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Pra não dizer que não falei das flores”, é o título de uma exposição de Jorge Mangorrinha patente no Café-Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha de 6 a 28 de abril, com entrada livre.
O autor com o “Tríptico”

“Pra não dizer que não falei das flores”, é o título de uma exposição de Jorge Mangorrinha patente no Café-Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha de 6 a 28 de abril, com entrada livre.

“Tríptico”, de 2021, com recurso a técnica a café sobre toalhas, de mesa, em papel faz parte de uma série de pinturas executadas desta forma. “Do abstrato ao figurativo, as pinturas que resultaram em flores mais ou menos manifestas servem para despontar e fazer pensar.

O título remonta à década do meu nascimento, porque o cantautor brasileiro Geraldo Vandré compôs, na época, uma canção homónima que se tornou num hino de resistência – e por isso foi censurada no Brasil e em Portugal”, descreve o autor.

“Por analogia, uma cidade de raiz ecológica precisa de muitas flores mas, ao contrário da letra da canção em que quem resiste são os homens, na cidade o que resiste são as flores, pelos desmandos dos homens, que as destroem sem pensar nas consequências, com usos indevidos dos espaços ambientais”, relata.

“Um quadro por ano é a geometria perfeita para, a partir de agora, se alcance, mais além, a mudança das coisas. Como nos tempos do Estado Novo, em que houve cá dentro quem falasse e escrevesse através das metáforas, também na cidade o inconformismo é simbolizado nas flores que do abstrato se afiguraram, e resistem”, acrescenta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

João Almeida corre na Suíça

O ciclista caldense João Almeida está a correr a Volta à Suíça, tendo na 1ª etapa ficado em 4º lugar, seguindo-se a 45ª e 24ª posições nas etapas seguintes da prova, e repetindo o 4º lugar na 4ª etapa, que lhe conferem o 2º lugar da geral nesta quarta-feira, 12 de junho.

almeida

Grávidas sem médicos na Urgência

Por falta de médicos, a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos do Hospital das Caldas da Rainha não estarão a funcionar entre as 09h00 de 13 de junho e as 09h00 de 14 de junho.

gravidas