Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 24° C
  • Sunday 21° C
  • Monday 27° C
19° C
  • Saturday 25° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 28° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 32° C

Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
De 20 a 23 de abril, Óbidos recebe o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, inserido na programação “Óbidos Vila Literária”.
Viagens escritas, faladas e ilustradas serão algumas das propostas em Óbidos (foto Óbidos Diário)

De 20 a 23 de abril, Óbidos recebe o Festival Latitudes – Literatura e Viajantes, inserido na programação “Óbidos Vila Literária”.

Viagens escritas, faladas e ilustradas, são algumas das propostas de um fim-de-semana alargado que vai reunir nomes sonantes da literatura e das viagens. Realizam-se lançamentos de livros, exposições, oficinas e experiências literárias para os mais novos, workshops, jantares temáticos literários, música e conversas sem tempo aos finais de dia. Este ano, a organização oferece ainda um conjunto de atividades para os públicos escolares.

Nesta 5ª edição, o evento conta com uma nova atividade relacionada com a identidade do concelho. A “Viagem pela minha terra” será uma atividade estruturada em parceria com as juntas de freguesia do concelho de Óbidos, que terão um papel fundamental na identificação dos lugares, heranças, tradições e na mediação com os agentes culturais e produtores locais. Tenciona-se que cada lugar proposto seja representativo das suas localidades, dando a conhecer a sua cultura e identidade.

A “Viagem” terá como ponto de partida a vila e percorrerá sete lugares do concelho, com paragens entre 15 a 20 minutos em cada um dos lugares. Os viajantes terão a oportunidade de observar o território paisagístico e natural de Óbidos, conhecer tradições e costumes locais, experimentar uma prática tradicional, degustar produtos locais e ouvir testemunhos de fazeres e saberes de outrora.

No dia 22 de abril, vai ser apresentada a ópera Vénus e Adónis, no Auditório Municipal Casa da Música, uma produção do Grupo Coral Alma Nova, com o Maestro titular Fernando Lino e com participação da Orquestra Sinfonietta d’ Óbidos, Coro Infantil Municipal de Óbidos e Grupo Coral Alma Nova. Criação: Workshop A Voz em Coro.

Segundo a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Óbidos, Margarida Reis, “o festival Latitudes tem vindo a crescer, de ano para ano, fortalecendo cada vez mais laços de identidade e território, numa estratégia de promoção e divulgação dos locais, do seu património material e imaterial”.

O Latitudes decorre por vários espaços da vila de Óbidos. nomeadamente na Biblioteca Municipal – Casa José Saramago, Livraria de Santiago, Livraria do Mercado, Espaço MyMachine, Espaço Ó, Auditório Municipal Casa da Música e Museu Abílio. As ruas de Óbidos serão palco de animação e do encontro de Urban Sketchers.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pimpões com três títulos nos Nacionais de Verão

Entre os dias 12 e 14 de julho, o Complexo de Piscinas do Jamor acolheu o Campeonato Nacional de Piscina Longa para os escalões de Juvenis, Juniores, Seniores e Open de Portugal, contando com a presença de 809 atletas, representando 110 equipas. Os Pimpões levaram uma comitiva de 10 nadadores.

nacional

António Moura no Triatlo Starman Portugal

O caldense António Moura, em representação do clube Vitória de Janes, participou na terceira edição do Triatlo Starman Portugal, na distância de half-ironman, ficando em 11º lugar da geral e em 1º lugar no escalão 60-64 anos.

moura

“O Mar no Museu José Malhoa” é tema de visita com Dóris Santos

As férias no Museu José Malhoa e no Museu da Cerâmica continuam esta semana. Desta vez, as atividades chegam ao público adulto, com a visita temática “Depois, Malhoa”. A iniciativa busca, afirma Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “proporcionar momentos de conhecimento sobre os nossos acervos, através do olhar de especialistas convidados – porém, por meio de um percurso pelas obras em exposição, de modo a tornar os saberes sobre arte mais acessíveis e próximos das pessoas”.

mar