Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 22° C
14° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Tarde de intervenções concluiu com vigília por hospital entre Caldas e Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Centenas de pessoas concentraram-se no dia 1 de abril, junto ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, em defesa da construção do futuro hospital do Oeste num terreno entre Caldas da Rainha e Óbidos.
A vigília demonstrou união em defesa do hospital entre Caldas e Óbidos

Centenas de pessoas concentraram-se no dia 1 de abril, junto ao Hospital Termal das Caldas da Rainha, em defesa da construção do futuro hospital do Oeste num terreno entre Caldas da Rainha e Óbidos.

A chuva não demoveu as pessoas, que se deslocaram para o Céu de Vidro para a continuação da iniciativa, intitulada “Vozes pelo Hospital”.

A concentração, convocada pelo Município caldense, ao qual se uniu o presidente da Câmara de Óbidos, contou no final com uma vigília, onde todos os participantes acenderam uma vela com esperança de que o novo Hospital do Oeste fique num terreno de 60 hectares entre Caldas e Óbidos. A principal mensagem num evento que reuniu elementos das várias forças políticas foi “união pela defesa da saúde no Oeste”. O presidente da autarquia de Rio Maior não compareceu por motivo de saúde.

A tarde de mobilização cívica e música iniciou às 16h00, com os Bombos da Escola Técnica Empresarial do Oeste, Banda Comércio e Indústria e Gaiteiros da Fanadia a rumarem até ao Largo do Hospital Termal, onde ao longo da tarde, durante mais de três horas decorreu a jornada cultural com intervenções políticas e do público.

A psicóloga e cantora Joana Rodrigues adaptou a música de intervenção de António Macedo – “Canta Canta Amigo” – à luta por melhores cuidados de saúde no Oeste, manifestou que “juntos temos o mundo na mão”.

A iniciativa terminou com o Grupo Coral da Casa do Pessoal do Centro Hospitalar das Caldas da Rainha, que como profissionais de saúde defendem que o novo equipamento fique no concelho.

O presidente da Câmara das Caldas frisou que a localização do novo hospital tem que ter em conta a “coesão territorial, a oferta pública, privada e social, estar integrado na rede nacional hospitalar, contar com os hospitais da região de Leiria, Santarém, Loures e Vila Franca, e tem ainda que contemplar os habitantes da região, mas também os eventos, o turismo e as dormidas, que no Oeste Norte representa mais de 75% de toda a região”. “Tem que contemplar as ofertas do território nas diversas áreas, como educação, cultura e desporto”, adiantou, revelando que o terreno certo entre Caldas e Óbidos está “junto à A8, A15, IP6 e ferrovia”.

O presidente da autarquia de Óbidos, Filipe Daniel, falou da degradação da saúde da região e que esta infraestrutura “é uma necessidade que se exige há mais de 20 anos”. “Até ao dia de ontem estive à espera que o senhor ministro dissesse a localização como tinha previsto e espero que não seja adiado por mais 20 anos porque assumiu um compromisso com a população”, relatou. “Se Ásia consegue fazer um hospital em dez dias, não digo que vamos fazer o mesmo, mas temos que ser mais rápidos porque a saúde é uma necessidade premente”, salientou.

O autarca falou das metas de descarbonização, onde a opção entre Caldas e Óbidos está “contígua com a ferrovia e esta possibilidade de utilização dos cerca de dois mil profissionais que farão parte desta unidade é uma oportunidade extraordinária para começarmos a trabalhar estas metas”.  

“Isto não é bairrismo”

Pedro Seixas, presidente do PS/Caldas, sublinhou que “não vamos abdicar da nossa identidade e estamos aqui a defender o Serviço Nacional de Saúde de toda uma região”. Alegou que isto não é “bairrismo”, pelo contrário, é “garantir que ninguém fique para trás”. “Não chegam linhas traçadas e cálculos pouco demonstrativos, porque políticas de saúde fazem-se com as pessoas para as pessoas e não com réguas e esquadros”, concluiu.

O vice-presidente do PSD das Caldas, Carlos Coutinho, sublinhou que se reforça junto da OesteCIM “a necessidade urgente de proceder à revisão do estudo que aponta Bombarral como a localização acertada para o novo hospital”. Alegou que o documento está incompleto porque não abrange a “importância da rede de transportes públicos (rodoviários e ferroviária), avaliação dos custos de deslocação dos profissionais de saúde, bem como os custos de eventuais deslocações para aquisição de bens não existentes num centro urbano”.

Carlos Coutinho anotou ainda a relevância da localização e do acesso a fatores determinantes na mediação do índice de qualidade de vida, como a cultura ou a educação, com vista à atração de profissionais qualificados, sendo este o fator crítico de maior relevância.

“Ficámos confusos ao verificar que no deadline apresentado pelo Ministro para o anúncio do novo hospital do Oeste existe um atropelo do estudo que o Governo pretende contratar para perceber que rede hospitalar nacional é desejável em 2030, incorrendo no risco da decisão da localização e tipologia da nova unidade não acompanhar a conclusão deste estudo”, adiantou o social-democrata.

“Não vamos aceitar que não fique entre Caldas e Óbidos”

Vasco Morgado, membro da concelhia do Chega, disse que este movimento mobiliza 170 mil pessoas revelando que “não vão aceitar que o hospital não venha para o terreno entre Caldas e Óbidos”. “Independentemente da decisão política tomada, não é uma opção, porque é aqui que o hospital vai favorecer a maioria da população do distrito de Leiria”, afirmou.  

Rui Vieira, membro da comissão política do CDS-PP das Caldas, disse que “vamos andar muitos anos, tal como a história do aeroporto da Ota, até que este processo de decisão seja tomado”. “Será que vamos ter um hospital novo daqui vinte ou anos?”, questionou.

“Até lá como vai ser a saúde nas Caldas, vamos continuar a acordar de madrugada para ter uma consulta no Centro de Saúde e vamos continuar a assistir a urgências fechadas”, questionou.

Considerou que a autarquia também tem o dever de olhar pela saúde dos seus munícipes, apelando a que ajude na aquisição de um ecógrafo necessário à pediatria do Hospital das Caldas.

“Os caldenses não são águas-mornas”

O antigo presidente do Município das Caldas, Fernando Costa, lamentou o facto de os autarcas torrienses defenderem o Bombarral como localização para a construção do futuro hospital do Oeste. “Não se pode criticar os autarcas do Bombarral, quem é que não quer um hospital. Mas os autarcas e os políticos e o secretário de Estado de Torres Vedras têm Loures a 30 quilómetros, têm a Soerad, têm a CUF, tem excelentes hospitais privados, não precisam do hospital público”, apontou.

O ex-autarca adiantou que todos os “bons e sérios estudiosos dizem que o estudo que diz que o hospital deveria ser no Bombarral tem graves erros”. “É um engano técnico e é por isso que estou aqui”, salientou.

Fernando Costa apelou à união da população, sublinhando que “os caldenses não são águas-mornas. Se vencemos na guerra das portagens na via do Oeste e se lutámos contra o encerramento da Linha do Oeste, vamos vencer se soubermos mostrar a injustiça que está a ser cometida contra as Caldas e Óbidos”.

O maestro Adelino Mota referiu que esta é uma cidade com um grande impacto na região Oeste, pelo que era com muito mágoa que veria perder-se o hospital. Apelando à união para esta causa, interrogou o presidente da câmara como se pode ajudar mais.

vigilia 2
A chuva não demoveu as pessoas, que se deslocaram para o Céu de Vidro
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos