Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
14° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Associação de estrangeiros dinamiza atividade na Semana Raul Proença

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O “International Youth Day – Road to Success”, dinamizado pela Oeste International Community Volunteers (OICV), em parceria com alguns membros ao Clube de Golfe do Praia d’El Rey, foi uma das primeiras atividades realizadas no âmbito da Semana Raul Proença.
Os alunos puderam ver os estrangeiros a preparar a comida chinesa

O “International Youth Day – Road to Success”, dinamizado pela Oeste International Community Volunteers (OICV), em parceria com alguns membros ao Clube de Golfe do Praia d’El Rey, foi uma das primeiras atividades realizadas no âmbito da Semana Raul Proença.

Os estrangeiros dinamizaram em inglês pequenos workshops para mais de 200 alunos do 12º ano dos cursos científico-humanísticos. No final todos os jovens e professores que participaram nas oficinas degustaram comida chinesa preparada pelos voluntários da OICV.

raul 2 1
Os dinamizadores dos workshops com o diretor da escola (no meio)

Os jovens, divididos por turmas, puderam assistir a três dos seis workshops que abordaram diferentes temas. “Studying Overseas” (estudar no exterior) foi uma das temáticas dinamizadas pelo presidente da OICV, Joseph Poon. Falou da sua experiência e como conseguiu vencer na vida. De Hong Kong onde vivia com a sua família, que era pobre, foi para o Reino Unido estudar. Relatou as dificuldades que sentiu e como conseguiu ter uma carreira de sucesso. Depois de terminar o curso ficou a trabalhar em Inglaterra. Foi professor e responsável pela área da juventude da União Europeia. Comprou uma casa para a sua mãe em Hong Kong e é proprietário de imóveis e restaurantes no estrangeiro. Aos jovens portugueses deixou a mensagem que é preciso “ter objetivos de vida e muita determinação e motivação para os alcançar”.

Já o inlgês David Moxham, formado em engenharia mecânica, dinamizou o workshop “Working as professional overseas” (trabalhar como profissional no exterior). Reformado e a viver em Portugal, faz parte do Clube de Golfe do Praia d’El Rey. Relatou a sua experiência de trabalhar numa grande empresa multinacional e onde foi enviado para vários países. Falou das vantagens e desvantagens e que é preciso seis meses a um ano para se adaptar a um país estrangeiro. Referiu que onde gostou mais de trabalhar foi em Singapura.

raul 3
O inglês David Moxham a relatar a sua experiência profissional

“Working in Caring Industry Overseas” (trabalhar na área da indústria no estrangeiro), foi outro tema que foi abordado por Mary Stratton.

Duncan MacDonald falou de como é arranjar emprego na área da hotelaria – “Working in Hospitality industry” e Julie Calvert dinamizou o workshop “Working in Multinational Corporation overseas” (trabalhar numa multinacional no estrangeiro).

“Developing a successful company overseas” (desenvolvimento de uma empresa de sucesso no estrangeiro) foi tema apresentado por Finn Sunde.

Depois dos workshops, os alunos degustaram culinária típica da China. Os elementos da OICV montaram no Bloco B a sua cozinha itinerante. Levaram tudo o que é necessário para fazer uma refeição completa: desde fogão e utensílios a ingredientes e até a boa disposição para servir os alunos, docentes e pessoal não docente, que tiveram a oportunidade de ver os estrangeiros a cozinhar ao vivo.

“Mostraram-nos realidades diferentes”

raul 4
Voluntários da Oeste International Community Volunteers

Para Diana Almeida, de 17 anos, do curso de Curso de Ciências e Tecnologias (CT), a iniciativa foi “espectacular, não só a comida que estava deliciosa, mas a interação com os estrangeiros que disponibilizaram o sem tempo para nos ajudar”. “Como eu ainda não sei o que quero seguir foi um bom evento para me dar ideias”, contou.

João Gonçalves, de 18 anos, também do curso de CT, disse que a atividade foi boa e útil para “entender que oportunidades podemos encontrar a trabalhar no estrangeiro”. Gostou particularmente do “incentivo que nos deram para procurar e superar desafios e a comida estava boa”.

Leonor Batista, de 17 anos, do curso de CT, gostou muito dos workshops pois “mostraram-nos realidades totalmente diferentes da nossa e que nunca devemos desistir dos nossos objetivos e que as nossas conquistas dependem apenas da nossa motivação”.

A aluna achou as apresentações “extremamente úteis”, considerando importante ouvir “diferentes experiências de vida e todos os seus pontos positivos e negativos, uma vez que nos auxiliam nas escolhas relativas ao nosso futuro”. O que mais apreciou foi o facto de todos eles “se terem disponibilizado a ajudar e a responder a todo o tipo de perguntas”. Gostou bastante da refeição, pois “além de estar saborosa, proporcionou ainda um momento de convívio entre os alunos e o contacto com uma cultura diferente”. “No geral, gostei imenso de toda a experiência”, salientou.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS o presidente da direção da Raul Proença, João Silva disse que apreciou conhecer a capacidade de organização da OICV e considerou o evento “um grande sucesso”.

“Foi muito positivo para os jovens do 12º ano, porque muitos não sabem o que querem seguir”, adiantou.

João Silva também destacou a comida chinesa oferecida pela comunidade que, “foi a cereja no topo do bolo”. “Também é importante integrar os estrangeiros que vivem no Oeste nas nossas comunidades e os nossos alunos olharam para eles de uma forma positiva”, referiu o responsável, revelando que a atividade é para repetir.

Outras iniciativas como o circo da física, teatro, jogos, atividades desportivas, exposições, rally/peddy paper, concerto, divulgação do serviço militar, compuseram a oferta para os 1200 alunos na Semana Raul Proença.

raul 5
Os alunos degustaram a comida chinesa
(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss