Q

Previsão do tempo

20° C
  • Monday 22° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 22° C
20° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 23° C
20° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 24° C
  • Wednesday 25° C

Como ensinar a sua filha a vestir-se sozinha e ter um estilo próprio desde cedo?

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Embora a escolha da roupa de menina possa ser uma perdição para muitos pais, a verdade é que chega a uma altura em que a criança já procura mostrar alguma independência nas suas escolhas de vestuário.

Embora a escolha da roupa de menina possa ser uma perdição para muitos pais, a verdade é que chega a uma altura em que a criança já procura mostrar alguma independência nas suas escolhas de vestuário.

Por norma, entre os 3 e os 5 anos, grande parte das crianças começa a tentar vestir-se e a despir-se, assim como a fazer as suas próprias escolhas em relação à roupa. No entanto, cada uma tem o seu próprio ritmo de aprendizagem, o que deve ser respeitado.

Para incentivá-la a vestir-se sozinha, existem algumas técnicas que devem ser aplicadas. Descubra quais a seguir.

Como e quando ensinar a sua filha a vestir-se sozinha?

Saias, vestidos, calções, sapatos, lantejoulas, tule… São algumas peças e detalhes característicos da roupa de menina que, por si só, podem ser bons estimulantes para a criança querer vestir-se sozinha. Mas como ajudá-la?

Antes de tudo, é importante frisar que deve começar este processo assim que a criança mostrar disposição em vestir-se sozinha. Regra geral, essa fase começa por volta dos 2 anos, altura em que começa a querer ser mais independente.

Durante este processo, é importante que os pais tenham paciência. Afinal, a pressão pode levar à frustração da criança, fazendo com que ela não queira tentar mais esta tarefa. Além disso, lembre-se de elogiar a sua filha sempre que ela fizer um progresso.

Posto isto, eis o que deve fazer para incentivar a sua filha a vestir-se sozinha:

1. Comece pela roupa de menina mais fácil de vestir

Para começar este processo, nada melhor do que as meias ou a roupa interior. Por serem peças mais pequenas e fáceis de vestir sozinha, a criança vai aprender a vesti-las de forma correta. Quando isso acontecer, vá passando para outro tipo de peças, como por exemplo, calças.

Outra forma de incentivar a sua filha a aprender a vestir-se sozinha é com roupa simples e fácil de vestir, com fechos fáceis. Assim simplifica o processo.

2. Compre roupa de menina fácil de vestir

Para ensinar a sua filha a vestir-se sem complicações, dê preferência a roupas fáceis de vestir, como calças com elásticos ou sapatos com velcro.

Quando esta começar a ficar mais autónoma, comece a inserir as calças com fechos ou as sapatilhas com atacadores.

3. Dê dicas práticas sobre a roupa de menina

Para facilitar a tarefa da sua filha, dê algumas dicas práticas, tais como:

  • Indicar que as etiquetas das roupas devem ficar para trás;
  • Desenhar na parte interior do sapato esquerdo um rosto de perfil voltado para a direita e no direito um rosto de perfil voltado para a direita. Assim pode explicar à sua filha que se os sapatos estiverem calçados de forma correta, os rostos podem dar um beijo;
  • Dizer que para abotoar camisolas ou casacos sem erros, se deve começar de baixo para cima;
  • Amarrar um pequeno fio no fecho, de modo a formar um anel. Assim é mais fácil puxar e fechar os fechos das calças.

Na Vertbaudet, loja online especialista em roupa e calçado de bebé (0-36 meses) e crianças (2-14 anos), encontra uma seleção de artigos da Coleção Autonomia, com truques que favorecem a autonomia dos mais pequenos, para que o momento de vestir-se continue a ser uma brincadeira de criança.

4. Torne o momento mais divertido

Uma forma de tornar o processo de se vestir sozinha mais divertido, recorra a músicas e jogos para que a sua filha se possa vestir sozinha.

Assim estará divertida e entusiasmada com a ideia de vestir sem ajuda.

5. Vista-se em frente à sua filha

Por último, nada como vestir-se à sua filha para incentivá-la a vestir-se sozinha.

Embora a roupa de menina tenha dimensões diferentes das de adulto, o facto de se vestir em frente à sua filha vai promover a sua independência.

Porquê? Porque nesta fase ela está em fase de imitação, ou seja, procura copiar tudo o que os adultos fazem.

Enquanto o faz, explique à sua filha o que deve fazer e como se deve vestir de acordo com a situação.

A minha filha quer escolher a sua própria roupa. O que fazer?

Durante o processo de crescimento, é inevitável que a sua filha comece a querer expressar a sua identidade através da roupa. Nesses casos, o que se deve fazer?

Em primeiro lugar, deve compreender a decisão da sua filha em querer usar a roupa que ela quiser. Por isso, quando estiver a comprar roupa de menina, não se esqueça de obter a sua aprovação antes de comprar.

Nos casos em que a criança quer uma peça que não é adequada para a estação, como por exemplo, camisolas de manga curta durante o inverno, é importante explicar-lhe que não é a melhor escolha tendo em conta o clima.

Em alternativa, guie-a sobre quais as peças mais indicadas para passear ou brincar tendo em conta a estação do ano.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Iniciativas solidárias para ajudar bebé com doença rara

Várias iniciativas estão em curso em solidariedade com um casal que reside nas Caldas da Rainha que tem um filho com menos de quatro meses, que não nasceu saudável e que vai ser intervencionado em França.

duarte

Núcleo da Liga dos Combatentes assinala centenário

O Núcleo das Caldas da Rainha da Liga dos Combatentes assinala o seu centenário no dia 28 de julho. O programa começa às 10h00, com receção na messe de oficiais da Escola de Sargentos do Exército (ESE). Pelas 10h30 haverá uma cerimónia de homenagem aos mortos e às...

“Verão de Campeão” na Foz do Arelho

A praia da Lagoa, na Foz do Arelho, integra o programa de atividades “Verão de Campeão”, da Fundação Vodafone, que irá percorrer o país e que estará no concelho das Caldas da Rainha no dia 30 de julho.