A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma proposta de repúdio à posição dos municípios das Caldas da Rainha e Óbidos sobre a localização do novo hospital do Oeste, acusando estes concelhos de usar “argumentos separatistas e isolacionistas”.
A construção de um novo hospital para a região é reclamada pelos 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), que aprovaram a adjudicação de um estudo à Universidade Nova de Lisboa, para definir o perfil assistência e a localização da futura unidade hospitalar. O estudo aponta o Bombarral como a localização ideal para o hospital e serve de base a uma comissão de trabalho criada pelo Governo para decidir onde deverá ser construída a infraestrutura para servir todos os concelhos do Oeste.
Segundo a agência Lusa, na proposta apresentada ao executivo, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, o socialista Walter Chicharro, defendeu que “não é hora de voltar atrás” no processo de definir uma localização para o novo hospital do Oeste e repudiou “a atitude” das autarquias das Caldas da Rainha e Óbidos, que têm defendido a construção da nova unidade na confluência dos dois concelhos.
No documento, o autarca acusa os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos de “fazer tábua rasa de todo o caminho percorrido em conjunto pelas autarquias do Oeste”, ao contratarem um novo estudo “de forma unilateral e ao pressionar o Ministério da Saúde para retardar a decisão”, atitude que considera colocar em causa a coesão do Oeste e dificultar a rápida decisão sobre o futuro da resposta de saúde da região.
“Outros municípios teriam certamente capacidade, por maioria de razão, para apresentar argumentos separatistas e isolacionistas similares aos que as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos têm apresentado”, mas, em vez disso, “têm tido e continuarão a ter uma posição responsável e conciliadora, em prol dos seus munícipes, salvaguardando os interesses e necessidades da população desta região no domínio da saúde”, pode ler-se.
Reiterando que o que importa agora é “defender um novo hospital que servirá a Nazaré e o Oeste e não um hospital para um dos concelhos da região”, Walter Chicharro exortou “todos os oestinos e os autarcas que os representam a defenderem, a uma só voz, este desígnio”.
A proposta foi aprovada pela maioria socialista na Câmara Municipal da Nazaré, com os votos contra do PSD e a abstenção da CDU.
0 Comentários