Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
16° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
16° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C

Câmara da Nazaré repudia posição das Caldas e Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma proposta de repúdio à posição dos municípios das Caldas da Rainha e Óbidos sobre a localização do novo hospital do Oeste, acusando estes concelhos de usar “argumentos separatistas e isolacionistas”.
Paços do Concelho da Nazaré

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma proposta de repúdio à posição dos municípios das Caldas da Rainha e Óbidos sobre a localização do novo hospital do Oeste, acusando estes concelhos de usar “argumentos separatistas e isolacionistas”.

A construção de um novo hospital para a região é reclamada pelos 12 municípios da Comunidade Intermunicipal do Oeste (Oeste CIM), que aprovaram a adjudicação de um estudo à Universidade Nova de Lisboa, para definir o perfil assistência e a localização da futura unidade hospitalar. O estudo aponta o Bombarral como a localização ideal para o hospital e serve de base a uma comissão de trabalho criada pelo Governo para decidir onde deverá ser construída a infraestrutura para servir todos os concelhos do Oeste.

Segundo a agência Lusa, na proposta apresentada ao executivo, o presidente da Câmara Municipal da Nazaré, o socialista Walter Chicharro, defendeu que “não é hora de voltar atrás” no processo de definir uma localização para o novo hospital do Oeste e repudiou “a atitude” das autarquias das Caldas da Rainha e Óbidos, que têm defendido a construção da nova unidade na confluência dos dois concelhos.

No documento, o autarca acusa os municípios das Caldas da Rainha e de Óbidos de “fazer tábua rasa de todo o caminho percorrido em conjunto pelas autarquias do Oeste”, ao contratarem um novo estudo “de forma unilateral e ao pressionar o Ministério da Saúde para retardar a decisão”, atitude que considera colocar em causa a coesão do Oeste e dificultar a rápida decisão sobre o futuro da resposta de saúde da região.

“Outros municípios teriam certamente capacidade, por maioria de razão, para apresentar argumentos separatistas e isolacionistas similares aos que as autarquias de Caldas da Rainha e de Óbidos têm apresentado”, mas, em vez disso, “têm tido e continuarão a ter uma posição responsável e conciliadora, em prol dos seus munícipes, salvaguardando os interesses e necessidades da população desta região no domínio da saúde”, pode ler-se.

Reiterando que o que importa agora é “defender um novo hospital que servirá a Nazaré e o Oeste e não um hospital para um dos concelhos da região”, Walter Chicharro exortou “todos os oestinos e os autarcas que os representam a defenderem, a uma só voz, este desígnio”.

A proposta foi aprovada pela maioria socialista na Câmara Municipal da Nazaré, com os votos contra do PSD e a abstenção da CDU.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Innovation Makers finalista dos Prémios Heróis Pme

A Yunit Consulting, consultora portuguesa que tem como missão “fazer grandes as PME”, divulgou as empresas finalistas da 6ª edição dos Prémios Heróis PME, eleitas por votação do público.

Janela Digital distinguida

Pelo segundo ano consecutivo, a empresa Janela Digital, sediada no Parque Tecnológico de Óbidos e dedicada a soluções tecnológicas para o mercado imobiliário, foi distinguida na categoria de comunicação com o Estatuto Inovadora COTEC 2024.

Evento solidário com o Brasil

O evento solidário Arraiá Brasil, em prol das vítimas de inundações de Rio Grande do Sul, vai ter lugar no dia 6 de julho, às 18h00, na associação Areco, no Coto.

arraial