A Fundação Benfica, a Universidade Sénior Rainha D. Leonor e a Associação Rede de Universidades da Terceira Idade organizaram no dia 31 de março, na Quinta da Boneca, nas Caldas da Rainha, um torneio de walking football.
Foi mais uma manhã de desporto e convívio, com piquenique partilhado, atuações musicais e visitas ao hospital termal.
Projeto criado em 2018, é um desporto para seniores (homens e mulheres) e em Portugal existem 42 equipas e mais de 600 atletas com uma média de idades de 68 anos, sendo 35% mulheres.
As equipas devem ser constituídas por seis elementos de ambos os géneros, com mais de 50 anos. Durante o jogo cada equipa tem que ter elementos dos dois géneros.
Os jogos têm a duração de 14 minutos, com uma pequena pausa após os 7 primeiros minutos. As dimensões do campo, interior ou exterior, devem ser entre os 19-22 metros e os 40-44 metros. O tamanho da baliza deve ser de 3 metros de comprimento e 1 metro de altura.
Não existe guarda-redes, logo ninguém pode tocar com a mão na bola. Todos os jogadores devem manter uma distância de 3 metros das balizas durante o jogo. É proibido qualquer contacto físico entre os jogadores.
Os jogadores só podem caminhar, sendo obrigatório no movimento estar sempre com um pé a tocar o solo, sendo o “correr” punido com livre indireto.
Não existem penáltis, não poderão ser considerados válidos os golos marcados do meio campo defensivo e não existe regra do fora de jogo.
Não existe número máximo de substituições. Se um jogador receber um cartão amarelo deverá ser substituído e terá de permanecer no banco por cinco minutos. Um jogador que receber um cartão vermelho (por acumulação de amarelos ou direto) deverá abandonar o campo de jogo deixando a sua equipa em inferioridade numérica.
Estão a ser realizados torneios pelo país.
0 Comentários