A Organização Regional de Leiria do PCP realizou na passada segunda-feira ações de esclarecimento e de defesa do Serviço Nacional de Saúde junto de diversos estabelecimentos de cuidados de saúde primários dos concelhos de Leiria, Marinha Grande, Pombal, Alcobaça, Bombarral, Peniche, Caldas da Rainha e Nazaré.
Esta ação esteve integrada na iniciativa nacional que o PCP nesse dia concretizou por todo o país.
Com o lema “Viver melhor na nossa terra – pelo direito à saúde”, o PCP afirmou que há soluções para os problemas que os utentes são confrontados todos os dias. No distrito de Leiria são largos milhares os utentes que não têm médico e enfermeiro de família e “impõe-se a necessidade de investimento e requalificação de equipamentos de cuidados de saúde primários e hospitalares, designadamente com a construção do novo hospital para a região oeste”.
“O processo em curso para a constituição de uma Unidade Local de Saúde para o centro e norte do distrito insere-se na estratégia do Governo para entregar a saúde aos privados, encerrando serviços e diminuindo o número de profissionais no SNS. O orçamento do SNS já entrega 40% dos seus recursos aos privados”, sustentou o PCP.
Para os comunistas existem soluções. “É possível garantir as carreiras, melhorar as remunerações dos profissionais de saúde para os fixar nos cuidados primários e melhorar as condições de trabalho e atendimento nos centros de saúde. É possível assegurar o atendimento de urgência acessível nos centros de saúde para situações que não necessitem de tratamento hospitalar e investir nos serviços hospitalares para reduzir as listas de espera em consultas e cirurgias. É possível e necessário investir no SNS e nos seus profissionais”, manifestou.
0 Comentários