O Teatro da Pessoa, das Caldas da Rainha, está a organizar um evento em parceria com o Município de Óbidos e a Junta de Freguesia de Gaeiras dedicado à intervenção cultural e artística, que decorrerá entre 1 de abril e 14 de maio na vila de Gaeiras.
Dedicado à arte e ao seu potencial como agente transformador, Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística é “um grito à acessibilidade cultural e a criação de novos hábitos culturais”, com o qual “pretende-se seduzir a comunidade envolvente para a cultura”, e onde os artistas locais são convidados a ter um papel ativo na programação.
Uma atividade permanente será a exposição fotográfica “cRua” (até 14 de maio) pelo artista local Afonso Narciso, que irá explorar a dinâmica associada às perspetivas em relação à arte urbana. A galeria escolhida para apresentar a exposição é o Convento de São Miguel, local onde se dará toda a programação do Festival. Na apresentação, no passado dia 1, atuou a artista Jessica Cipriano.
O programa dá um grande destaque à disciplina artística do teatro, com o espetáculo “Que dia é hoje?” (dias 12 e 14 de maio) pelo Grupo Amador de Teatro, pertencente ao Teatro da Pessoa e dirigido por Tânia Leonardo e Ana Sequeira, e com a peça “Com que linhas se descose a guerra” (28 de abril), por A Bolha – Teatro com Marionetas.
Sendo a aproximação e envolvência da comunidade um objetivo a atingir, irão realizar-se workshops abertos a todos os que queiram fazer parte do Barómetro, dando a oportunidade ao visitante de explorar novos conceitos.
É exemplo disso exemplo a conferência sobre dramaterapia (22 de abril) promovida por Lucília Valente ou os vários workshops/laboratórios ao longo do festival, como os laboratórios teatrais para crianças e adultos preparados pelo Teatro da Pessoa (10 a 14 de abril), o workshop de escrita criativa dado por Fernando Pinto Amaral (16 de abril) ou o workshop técnica da máscara (29 e 30 de abril) concebido por Filipe Crawford.
A 1ª edição do Barómetro – Festival de Intervenção Cultural e Artística acontece durante os fins de semana entre 1 de abril e 14 de maio. As inscrições para atividades como os workshops ou laboratórios podem ser feitas através do e-mail festival.barometro@gmail.com. A visita à exposição fotográfica e a conferência são gratuitas.
0 Comentários