Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Professor Paulo Vasques dá nome ao auditório da Escola Rafael Bordalo Pinheiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.
O descerramento da placa com Vitor Marques, Jorge Pina, Ina Vasques, Diogo Vasques e Pedro Brás (foto Pedro Almeida)

O auditório da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, já tem o professor Paulo Vasques no nome. A nova designação foi descerrada na passada segunda-feira perante várias dezenas de pessoas e visou homenagear uma personalidade de referência na educação.

Na cerimónia foi visionado um documentário com testemunhos de colegas, alunos e, sobretudo, amigos do professor Paulo Vasques. Tranquilizava, descomplicava e resolvia os problemas, era um apaixonado pelo ensino, era uma pessoa de grande amizade, lealdade, cordialidade, humildade, caraterísticas apontadas ao professor que faleceu em dezembro de 2022.

Foi ainda realçado o contributo que deu na abertura da escola à comunidade. Além de docente tinha com os alunos “um sentimento de paternalismo, fraternidade e partilha e dava tanto de si sem esperar nada em troca”, foram outras qualidades apontadas pelos testemunhos. 

Paulo Vasques desempenhava o cargo de coordenador e professor do Curso Profissional de Audiovisuais no Agrupamento de Escolas Secundária Rafael Bordalo Pinheiro.

Foi um mentor e um guia para centenas de alunos. Dignificou o ensino profissional junto da comunidade. Colaborou no registo fotográfico e vídeo em inúmeros eventos no concelho, onde sempre acompanhou os seus alunos.

O documentário de mais de uma hora foi criado pelos alunos e agora professores responsáveis pelo Curso Profissional de Audiovisuais. Além dos testemunhos tem diversas imagens do professor com a sua família, alunos, colegas em contexto de trabalho e lazer.

Jorge Pina, diretor do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro (AERBP), recordou Paulo Vasques como uma pessoa sempre disponível, que nunca criou conflitos e fazia sempre parte da solução. “Partiu cedo de mais e faz falta em todos os aspetos e acima de tudo no nosso AERBP”, referiu.

Também o presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, destacou as qualidades de Paulo Vasques, que era “amigo do amigo” e sempre pronto a “fazer coisas para os outros”, recordando todo o trabalho que fez com a União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e com o Município na divulgação da sua cidade.

A cerimónia de homenagem, que decorreu no agora chamado auditório Professor Paulo Vasques, contou com a presença da sua esposa, Ina Vasques, que no final disse que “quem teve o privilégio de conhecer o Paulo, de com ele trabalhar, sabe que é verdade tudo aquilo que aqui já foi dito e que é, de facto, uma personalidade genuína”.

Foi para muitos um exemplo de força, perseverança e de humanismo. Jamais será esquecido. Paulo Vasques viverá para sempre na lembrança da comunidade caldense.

Em nome da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro e do curso de Técnico de Audiovisuais sempre colaborou com o Jornal das Caldas e a Rádio Mais Oeste. Foi o responsável pelo registo audiovisual do Caldas Fashion e mais recentemente da Gala dos 30 anos do Jornal das Caldas, que decorreu no grande auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss