Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C

Ordem do Trevo celebrou 11º aniversário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Solidariedade e união marcaram o 11º aniversário da associação Ordem do Trevo (OT), que comemorou a data da sua fundação com um jantar que decorreu no passado dia 18 no restaurante a Lareira, com cerca de 90 participantes.
O parceiro do ano foi a Caixa de Crédito Agrícola de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche

Solidariedade e união marcaram o 11º aniversário da associação Ordem do Trevo (OT), que comemorou a data da sua fundação com um jantar que decorreu no passado dia 18 no restaurante a Lareira, com cerca de 90 participantes.

São onze anos de vida muito ativa numa associação que ajuda atualmente 65 famílias (225 pessoas) carenciadas. Devido à guerra na Ucrânia apoia 14 famílias ucranianas e tem pessoas em lista de espera que não deixam de receber alimentos.

Autarcas, representantes de empresas, amigos e familiares marcaram presença no jantar, prova que a OT se mantém viva e com motivação e vontade de contribuir para uma sociedade mais justa, melhor e mais solidária.

Como já é habitual foram homenageados os parceiros que ajudam a OT a apoiar as famílias, não só com alimentos, mas com a intervenção na área da saúde com protocolos vários e apoio ao estudo com centros de explicações e ainda a oferta de atividades desportivas. “Os nossos parceiros, todos sem exceção, são a mola que nos ajuda a impulsionar estes acompanhamentos e que contribuem muito para a eficácia das nossas intervenções”, sublinhou José Viegas, presidente da OT.

“Cada criança no início do ano escolar vai apetrechada com mochilas e todo o material necessário, combatendo assim o estigma social que poderia vir a ter”, salientou.

O parceiro do ano foi a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche (CCAMCROP) que tem desde há largos anos pautado a sua atuação com ajudas a esta causa. “É uma grande honra receber este prémio que dedicamos a todos os nossos colaboradores que desde o início mostraram sempre a sua solidariedade com a OT”, disse Cristiana Lage, do conselho de administração do CCAMCROP. “Nós não podemos mudar o mundo, mas vocês fazem-no diariamente”, salientou, enaltecendo o trabalho dos voluntários da OT.   

O reconhecimento como parceiro foi para o Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP). O diretor, João Silva, destacou a colaboração com a OT, que é também “uma forma de educar os nossos alunos a ajudar os outros desde muito novos e que no futuro eles consigam ter esta mesma atitude”.

aniversario 2
Reconhecimento como parceiro foi para o Agrupamento de Escolas Raul Proença

O voluntário do ano é Anne Piedade e o prémio reconhecimento voluntário foi dado a Nuno Magalhães, do Grupo Fábrica. “Faço parte da OT Trevo há muitos anos e saí da direção por motivos profissionais, mas nunca deixei de estar disponível para ajudar porque faz parte da minha família e a missão é feita sempre com empenho e de uma forma especial”, disse Nuno Magalhães.

aniversario 3
Prémio reconhecimento voluntário foi dado a Nuno Magalhães, do Grupo Fábrica

“Quem planeou a OT como uma associação há cerca de 13 anos e aqueles que comigo se juntaram para a escritura de constituição da sociedade jamais pensariam que estaríamos aqui reunidos a comemorar um trabalho profícuo, cansativo, mas muito meritório de muita gente que colabora com a OT”, referiu o presidente.

Destacou o voluntário Gonçalo Tavares, que durante a pandemia o acompanhou diariamente “para que não faltassem alimentos às famílias”.

José Viegas destacou ainda a integração das pessoas que ajudam, dando o exemplo da conferência de “prevenção e promoção de saúde” realizada em parceria com o Jornal das Caldas para as famílias que apoiam “para que elas conheçam as realidades”.

“Basta olhar para esta sala para dizer que a OT está viva”, salientou o vice-presidente da câmara das Caldas, Joaquim Beato. Referiu estar presente na qualidade de representante do município, mas a sua ligação com “a OT começou muito antes, ainda como empresário”. Referiu que “o trabalho desta entidade é envolver a sociedade civil que se empenhe num tema que é transversal a todos, que no fundo é a preocupação com a qualidade de vida dos outros”. 

Os músicos Júlia Valentim e Fernando Lopes animaram a festa.

No final do jantar cantaram-se os parabéns a esta associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar