Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 19° C
14° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 19° C

Ordem do Trevo celebrou 11º aniversário

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Solidariedade e união marcaram o 11º aniversário da associação Ordem do Trevo (OT), que comemorou a data da sua fundação com um jantar que decorreu no passado dia 18 no restaurante a Lareira, com cerca de 90 participantes.
O parceiro do ano foi a Caixa de Crédito Agrícola de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche

Solidariedade e união marcaram o 11º aniversário da associação Ordem do Trevo (OT), que comemorou a data da sua fundação com um jantar que decorreu no passado dia 18 no restaurante a Lareira, com cerca de 90 participantes.

São onze anos de vida muito ativa numa associação que ajuda atualmente 65 famílias (225 pessoas) carenciadas. Devido à guerra na Ucrânia apoia 14 famílias ucranianas e tem pessoas em lista de espera que não deixam de receber alimentos.

Autarcas, representantes de empresas, amigos e familiares marcaram presença no jantar, prova que a OT se mantém viva e com motivação e vontade de contribuir para uma sociedade mais justa, melhor e mais solidária.

Como já é habitual foram homenageados os parceiros que ajudam a OT a apoiar as famílias, não só com alimentos, mas com a intervenção na área da saúde com protocolos vários e apoio ao estudo com centros de explicações e ainda a oferta de atividades desportivas. “Os nossos parceiros, todos sem exceção, são a mola que nos ajuda a impulsionar estes acompanhamentos e que contribuem muito para a eficácia das nossas intervenções”, sublinhou José Viegas, presidente da OT.

“Cada criança no início do ano escolar vai apetrechada com mochilas e todo o material necessário, combatendo assim o estigma social que poderia vir a ter”, salientou.

O parceiro do ano foi a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche (CCAMCROP) que tem desde há largos anos pautado a sua atuação com ajudas a esta causa. “É uma grande honra receber este prémio que dedicamos a todos os nossos colaboradores que desde o início mostraram sempre a sua solidariedade com a OT”, disse Cristiana Lage, do conselho de administração do CCAMCROP. “Nós não podemos mudar o mundo, mas vocês fazem-no diariamente”, salientou, enaltecendo o trabalho dos voluntários da OT.   

O reconhecimento como parceiro foi para o Agrupamento de Escolas Raul Proença (AERP). O diretor, João Silva, destacou a colaboração com a OT, que é também “uma forma de educar os nossos alunos a ajudar os outros desde muito novos e que no futuro eles consigam ter esta mesma atitude”.

aniversario 2
Reconhecimento como parceiro foi para o Agrupamento de Escolas Raul Proença

O voluntário do ano é Anne Piedade e o prémio reconhecimento voluntário foi dado a Nuno Magalhães, do Grupo Fábrica. “Faço parte da OT Trevo há muitos anos e saí da direção por motivos profissionais, mas nunca deixei de estar disponível para ajudar porque faz parte da minha família e a missão é feita sempre com empenho e de uma forma especial”, disse Nuno Magalhães.

aniversario 3
Prémio reconhecimento voluntário foi dado a Nuno Magalhães, do Grupo Fábrica

“Quem planeou a OT como uma associação há cerca de 13 anos e aqueles que comigo se juntaram para a escritura de constituição da sociedade jamais pensariam que estaríamos aqui reunidos a comemorar um trabalho profícuo, cansativo, mas muito meritório de muita gente que colabora com a OT”, referiu o presidente.

Destacou o voluntário Gonçalo Tavares, que durante a pandemia o acompanhou diariamente “para que não faltassem alimentos às famílias”.

José Viegas destacou ainda a integração das pessoas que ajudam, dando o exemplo da conferência de “prevenção e promoção de saúde” realizada em parceria com o Jornal das Caldas para as famílias que apoiam “para que elas conheçam as realidades”.

“Basta olhar para esta sala para dizer que a OT está viva”, salientou o vice-presidente da câmara das Caldas, Joaquim Beato. Referiu estar presente na qualidade de representante do município, mas a sua ligação com “a OT começou muito antes, ainda como empresário”. Referiu que “o trabalho desta entidade é envolver a sociedade civil que se empenhe num tema que é transversal a todos, que no fundo é a preocupação com a qualidade de vida dos outros”. 

Os músicos Júlia Valentim e Fernando Lopes animaram a festa.

No final do jantar cantaram-se os parabéns a esta associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Comunidade define prioridades para a gestão sustentável da Lagoa

Representantes da comunidade da Lagoa de Óbidos reuniram-se e identificaram um leque de problemas que têm dificultado o avanço de políticas e boas práticas que protejam esta área-chave do ponto de vista da conservação da natureza, como a falta de fiscalização, o assoreamento, a pesca ilegal, o aumento das espécies invasoras e as dificuldades na articulação dos órgãos responsáveis pela gestão da lagoa.

lagoa

Eleições no Núcleo do Sporting

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal nas Caldas da Rainha reúne em assembleia geral no dia 22 de março, pelas 20h00, na sua sede, na Rua Capitão Filipe de Sousa, nº119.

Hortofruticultura biológica em colóquio

O auditório da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, nas Caldas da Rainha, é palco do Colóquio de Primavera, sobre hortofruticultura biológica, no dia 21 de março, pelas 14h00, no âmbito da Frutos – Feira Nacional de Hortofruticultura.