Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 19° C
15° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 19° C
16° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 20° C

Festival de Tunas foi um sucesso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

A Vitistuna (Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra) foi considerado o melhor grupo que participou na 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que decorreu no passado fim-de-semana nas Caldas da Rainha.

Estiveram a concurso, num espetáculo no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, na noite de 17 de março, quatro tunas, tendo ainda atuado a TomaLáTuna e um grupo convidado do Conservatório das Caldas da Rainha. Para além dos vencedores, participaram a Tuna Académica de Oliveira do Douro, a Tunística (Tuna Mista da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril) e a Tum’Acanénica – Tuna Mista da ESECS.

O evento teve início com uma noite de serenatas no Largo D. Manuel I. Na manhã de sábado, os “tunistas” percorreram também as ruas da cidade com a sua música e animação.

Esta foi a 1ª edição do Festival de Tunas Mistas, que tem o nome “Águas de D. Leonor”, em homenagem à padroeira das Caldas da Rainha, Rainha D. Leonor.

Organizado pela TomaLáTuna, a tuna da ESAD.CR (Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha), o festival esteve para acontecer em 2020 e foi cancelado devido à pandemia de Covid-19.

Bruno Marques, magister da TomaLáTuna, começou o seu mandato este ano letivo e quis homenagear os seus antigos colegas tornando realidade o festival que tinham preparado e não puderam realizar.

No espetáculo no CCC estiveram cerca de 300 pessoas, para além dos 150 elementos das tunas. “Ultrapassámos as nossas expetativas e foi um grande orgulho termos tanta gente a assistir”, afirmou o magister da tuna caldense.

A cidade também usufruiu do facto dos “tunistas” terem passado duas noites nas Caldas, espalhando a sua alegria constante.

Elemento da tuna há quatro anos, Bruno Marques tem agora a responsabilidade de levar o grupo a recuperar o tempo perdido durante a pandemia.

O festival vai continuar a realizar-se anualmente e a TomaLáTuna (com cerca de 20 elementos) está agora a trabalhar para ter um reportório totalmente composto por músicas originais. Para além do tema “Caldas, Minha Cidade” (criada pelos fundadores da tuna), foi apresentada pela primeira vez ao público, durante o festival, a música “Rainha”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Grávidas sem médicos na Urgência

Por falta de médicos, a Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos do Hospital das Caldas da Rainha não estarão a funcionar entre as 09h00 de 13 de junho e as 09h00 de 14 de junho.

gravidas

Habitação e regularização da legalização são os maiores problemas da imigração nas Caldas

A imigração foi um dos temas em destaque na I edição dos Encontros para a Inclusão, que decorreu nos dias 4 e 5 de junho no pequeno auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, numa iniciativa promovida pelo Município das Caldas da Rainha.
A iniciativa reuniu especialistas e profissionais que discutiram temas como a infância, juventude, envelhecimento, família e comunidade, pessoas em situação de vulnerabilidade social, os desafios da imigração, pobreza e a saúde mental.

inclusao 1