Q

Previsão do tempo

18° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
18° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 30° C
  • Sunday 30° C
21° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 32° C
  • Sunday 34° C

Crédito Agrícola das Caldas, Óbidos e Peniche celebra 110 anos com saúde financeira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.
O conselho de administração percorreu os 12 balcões, espalhados pelos três concelhos, para assinalar a efeméride

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.

A festa contou com bolos de aniversário para os seus clientes e colaboradores, tendo o conselho de administração percorrido os 12 balcões, espalhados pelos três concelhos, para assinalar a efeméride.

O resultado positivo alcançado em 2022 é um sintoma de saúde da CCAMCROP, apesar do ligeiro decréscimo relativamente ao ano anterior (1,759 milhões de euros). “É uma diferença sem significado, até tendo em conta o ano que foi”, destaca o presidente do conselho de administração, Luís Manuel Soares.

A maior dificuldade sentida junto dos clientes foi a subida das taxas de juro, que fez aumentar o valor das prestações dos empréstimos. “Felizmente, em relação à nossa carteira de crédito não temos tido muitos pedidos para a reestruturação dos empréstimos”, o que é um bom sinal, considera o gestor.

Nos últimos dois anos houve um crescimento no número de créditos concedidos (cerca de 9% ao ano).

Um dos principais desafios para 2023 é o de conseguir continuar a apoiar os seus clientes e permitir às famílias alguma estabilidade, tendo em conta o contínuo aumento das taxas de juro.

Também houve a preocupação de apoiar os colaboradores nesta conjuntura e em dezembro do ano passado foi pago a todos um complemento extraordinário de 750 euros. Segundo Cristiana Lage, vogal da administração, a CCAMCROP também estabeleceu diversas parcerias com os associados para que os seus colaboradores pudessem beneficiar de condições especiais.

Ao nível da responsabilidade social a CCAMCROP tem também sido um exemplo, com apoios a diversas coletividades e outras instituições. É também o principal patrocinador do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, para além de apoiar uma série de eventos nos três concelhos.

Tem havido igualmente uma grande aposta nos clientes jovens e o Grupo Crédito Agrícola (que esta Caixa integra) até foi o primeiro banco português a lançar uma conta totalmente digital (Moey).

Em relação à instituição em si, “a nossa principal preocupação é manter o balanço equilibrado porque o resultado disso é termos conseguido passar pelas várias crises sem ter necessidade de recorrer a apoios externos”.

A Caixa Agrícola foi fundada na freguesia de Alvorninha, em 1913, no que foi uma aposta numa região em desenvolvimento. Desde essa altura, a instituição tem marcado a sua presença pela proximidade aos clientes.

Para além do balcão na sede das Caldas da Rainha, existem ainda agências em Santo Onofre, Santa Catarina, Alvorninha, A-dos-Francos, Foz do Arelho, Óbidos, Usseira, Peniche, Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra D’El Rei.

“Nós costumamos dizer que estamos onde os outros não estão. Nas freguesias onde não existem agências, temos a preocupação de termos um ATM”, referiu Luís Manuel Soares.

Atualmente, a CCAMCROP tem 63 colaboradores, mais os três administradores executivos: Luís Manuel Soares (presidente), Cristiana Lage (vogal) e João Correia da Silva (vogal). A Caixa tem 5794 associados ativos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados