Q

Previsão do tempo

13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 20° C
13° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 20° C
13° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 21° C

Crédito Agrícola das Caldas, Óbidos e Peniche celebra 110 anos com saúde financeira

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.
O conselho de administração percorreu os 12 balcões, espalhados pelos três concelhos, para assinalar a efeméride

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo das Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche assinalou na passada segunda-feira o seu 110º aniversário, em vésperas de apresentar resultados positivos de 1,679 milhões de euros na assembleia geral no dia 31.

A festa contou com bolos de aniversário para os seus clientes e colaboradores, tendo o conselho de administração percorrido os 12 balcões, espalhados pelos três concelhos, para assinalar a efeméride.

O resultado positivo alcançado em 2022 é um sintoma de saúde da CCAMCROP, apesar do ligeiro decréscimo relativamente ao ano anterior (1,759 milhões de euros). “É uma diferença sem significado, até tendo em conta o ano que foi”, destaca o presidente do conselho de administração, Luís Manuel Soares.

A maior dificuldade sentida junto dos clientes foi a subida das taxas de juro, que fez aumentar o valor das prestações dos empréstimos. “Felizmente, em relação à nossa carteira de crédito não temos tido muitos pedidos para a reestruturação dos empréstimos”, o que é um bom sinal, considera o gestor.

Nos últimos dois anos houve um crescimento no número de créditos concedidos (cerca de 9% ao ano).

Um dos principais desafios para 2023 é o de conseguir continuar a apoiar os seus clientes e permitir às famílias alguma estabilidade, tendo em conta o contínuo aumento das taxas de juro.

Também houve a preocupação de apoiar os colaboradores nesta conjuntura e em dezembro do ano passado foi pago a todos um complemento extraordinário de 750 euros. Segundo Cristiana Lage, vogal da administração, a CCAMCROP também estabeleceu diversas parcerias com os associados para que os seus colaboradores pudessem beneficiar de condições especiais.

Ao nível da responsabilidade social a CCAMCROP tem também sido um exemplo, com apoios a diversas coletividades e outras instituições. É também o principal patrocinador do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, para além de apoiar uma série de eventos nos três concelhos.

Tem havido igualmente uma grande aposta nos clientes jovens e o Grupo Crédito Agrícola (que esta Caixa integra) até foi o primeiro banco português a lançar uma conta totalmente digital (Moey).

Em relação à instituição em si, “a nossa principal preocupação é manter o balanço equilibrado porque o resultado disso é termos conseguido passar pelas várias crises sem ter necessidade de recorrer a apoios externos”.

A Caixa Agrícola foi fundada na freguesia de Alvorninha, em 1913, no que foi uma aposta numa região em desenvolvimento. Desde essa altura, a instituição tem marcado a sua presença pela proximidade aos clientes.

Para além do balcão na sede das Caldas da Rainha, existem ainda agências em Santo Onofre, Santa Catarina, Alvorninha, A-dos-Francos, Foz do Arelho, Óbidos, Usseira, Peniche, Atouguia da Baleia, Ferrel e Serra D’El Rei.

“Nós costumamos dizer que estamos onde os outros não estão. Nas freguesias onde não existem agências, temos a preocupação de termos um ATM”, referiu Luís Manuel Soares.

Atualmente, a CCAMCROP tem 63 colaboradores, mais os três administradores executivos: Luís Manuel Soares (presidente), Cristiana Lage (vogal) e João Correia da Silva (vogal). A Caixa tem 5794 associados ativos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Ex-aluna da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste ganhou “Chocolate Rising Star” 

No âmbito do Festival Internacional do Chocolate de Óbidos foi realizado o Concurso Chocolate Rising Star, dedicado à promoção e divulgação dos novos talentos da Pastelaria, Cozinha, Chocolataria e Confeitaria, desafiados a participarem em diversas provas durante os dias 1, 2 e 3 de março, tendo culminado com a final realizada no dia 10 de março.

star

Concerto de violoncelo

A Academia de Música de Óbidos organiza um concerto de intercâmbio no dia 21 de março, pelas 19h00, no Auditório Municipal Casa da Música, em Óbidos.

Eleições no Núcleo do Sporting

O Núcleo do Sporting Clube de Portugal nas Caldas da Rainha reúne em assembleia geral no dia 22 de março, pelas 20h00, na sua sede, na Rua Capitão Filipe de Sousa, nº119.