Q

Previsão do tempo

14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C
15° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 15° C

16 de Março assinalado junto ao monumento alusivo à revolta militar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Hoje celebra-se o 16 de Março de 1974, a insurreição militar a partir do Regimento de Infantaria 5, em Caldas da Rainha, que marchou sobre Lisboa, visando derrubar o governo de Marcelo Caetano”, recordou a vereadora Conceição Henriques junto ao monumento alusivo à revolta das Caldas que antecedeu o 25 de Abril, situado junto ao […]
Cerimónia evocativa do 16 de Março junto ao monumento alusivo à revolta das Caldas (foto Pedro Almeida)

“Hoje celebra-se o 16 de Março de 1974, a insurreição militar a partir do Regimento de Infantaria 5, em Caldas da Rainha, que marchou sobre Lisboa, visando derrubar o governo de Marcelo Caetano”, recordou a vereadora Conceição Henriques junto ao monumento alusivo à revolta das Caldas que antecedeu o 25 de Abril, situado junto ao quartel da Escola de Sargentos do Exército

A autarca, que falava nas comemorações da autarquia do 49º aniversário do 16 de março, que iniciaram com a cerimónia evocativa, afirmou que há uma lição a retirar desta data, que é “a manutenção do estado de direito e da democracia plena é o único garante de uma sociedade justa, equitativa, desenvolvida e pacífica”. 

Segundo Conceição Henriques, o movimento pode ter, aos olhos de alguns, fracassado, mas representou um prenúncio do acontecimento mais relevante da história recente do país, “com a revolução do 25 de Abril, que haveria de instituir o regime democrático em Portugal”.

“Os acontecimentos históricos são como a luz, se demasiado longe não se vislumbram, se demasiado perto ofuscam a nossa compreensão sobre os mesmos”, referiu.

Todavia, 49 anos volvidos sobre os acontecimentos que pautaram o final do Estado Novo, é de acordo com a autarca hoje claro que “o regime atingira o seu limite temporal”.

Do ponto de vista externo, a vereadora apontou que o “isolamento de Portugal era notório e profundamente lesivo do desenvolvimento do país, e a ausência de liberdades individuais, próprias da segunda metade do século XX, a pobreza endémica e a guerra colonial constituíam um gravoso cenário, que alimentava o descontentamento popular”.

Contudo, adiantou, a inevitabilidade da queda do Estado Novo “nada retira ao mérito dos militares que tomaram a iniciativa de desafiar o poder instituído”.

Considera que em democracia muitas vezes esquecemos “a defesa dos nossos direitos”, adiantando que “a expressão do nosso descontentamento cívico ou político não se paga com a liberdade, muito menos com a vida. Tal não pode ser dito do que se passava em 1974 quando um grupo de 200 homens marchou sobre Lisboa para desafiar o regime”.

“Na verdade, apesar das tímidas reformas levadas a cabo por Marcelo Caetano que deram origem à expressão Primavera Marcelista, a repressão do regime, após as revoltas estudantis do final dos anos sessenta, endureceu e as prisões políticas aumentaram nesta fase final do regime”, vincou, pelo que foi “necessária notável dose de coragem e determinação para que estes homens, alguns sem terem completado 20 anos, arriscassem uma revolta cujo resultado era incerto, mas cujas consequências poderiam ter de pagar – como pagaram – a elevado preço”.

E é isso, segundo a autarca, que se homenageia: “A coragem que emerge das situações desesperadas, a generosidade que sempre subjaz a uma ação que visa o bem de todos, a abnegação de quem sabe que defende algo maior que si próprio”.

“25 de Abril tem que ser comemorado com o 16 de Março”

O presidente da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, Lalanda Ribeiro, recordou que o monumento é uma obra do artista plástico e escultor José Santa Bárbara. Considera ser uma obra importante, salientando que “o 25 de Abril não pode ser comemorado de uma forma isolada, tem que ser assinalado com o 16 de Março” porque “são dois marcos históricos que estão ligados”. Espera que no 50º aniversário do 25 de Abril o 16 de Março “seja relembrado”.

Lalanda Ribeiro também desafiou a autarquia a distribuir o livro “Nascida das Águas e o 16 de Março de 1974” pelos agrupamentos escolares, para que “os jovens possam aprender sobre este acontecimento que deu origem à revolução”. 

Emanuel Sebastião, presidente do Núcleo de Caldas da Rainha da Liga de Combatentes, manifestou que o 16 de Março é conhecido pela “intentona das Caldas” e ainda pelo “Golpe das Caldas”. Também é da opinião que foi um percursor daquilo que “depois veio a ser o 25 de Abril”. Defendendo mais investigação sobre o 16 de Março, indicou que os militares que estavam no quartel das Caldas e organizaram o 16 de março foram depois colocados em “todas as unidades a nível nacional e levaram o bichinho da revolta para todo o lado”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto