Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
19° C
  • Wednesday 19° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Montepio comemorou 163 anos com inauguração do renovado Serviço de Atendimento Permanente

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) conta com um renovado Serviço de Atendimento Permanente (SAP) na Casa da Saúde. Investimento de cerca de 18 mil euros, vai permitir dar uma resposta mais eficaz aos doentes.
Foi criado um serviço de observação para os doentes

O Montepio Rainha D. Leonor (MRDL) conta com um renovado Serviço de Atendimento Permanente (SAP) na Casa da Saúde. Investimento de cerca de 18 mil euros, vai permitir dar uma resposta mais eficaz aos doentes.

O MRDL comemorou no passado sábado o 163º aniversário com a inauguração do renovado e reorganizado SAP da Casa da Saúde, um de “vários melhoramentos que a direção implementou com vista a proporcionar uma resposta mais eficaz e melhor conforto tanto aos utentes como aos profissionais de saúde”. 

montepio 2
Comemoração dos 163 anos do Montepio Rainha D. Leonor

O SAP tem uma nova imagem e além dos melhoramentos da zona de acesso foi criado um serviço de observação para os doentes que têm que permanecer a aguardar a evolução da patologia. Com o intuito de criar mais condições foi construída uma casa de banho. O espaço é constituído ainda pelo gabinete de consulta e sala de enfermagem.

O atendimento do balcão de receção foi alterado e introduzido um novo sistema de gestão de filas, que auxilia de forma automática com senhas, evitando aglomerações desnecessárias e proporcionando mais agilidade e rapidez nos processos. O equipamento vai estar ligado ao novo sistema de gestão hospitalar no sentido de “funcionar num todo e ser mais fácil às pessoas quando vêm a uma consulta serem orientadas e perderem menos tempo”, contou Francisco Rita, presidente do conselho de administração do MRDL.

O objetivo é, segundo o responsável, a digitalização total da instituição, que já está em implementação.

Francisco Rita explicou que a Casa da Saúde “tem alguns problemas porque não tem havido investimento e manutenção na instituição porque havia o objetivo da nova estrutura, que devido a condicionalismos ainda não foi possível arrancar”. Os elementos da direção fizeram um levantamento e acharam prioritário melhorar a área de atendimento.

No entanto, as obras na Casa da Saúde não impedem que um dos focos continuem a ser as novas instalações. “Estamos neste momento a lançar um concurso para o início do trabalho de arquitetura final para o licenciamento da nova construção”, disse, revelando que a nova clínica será uma realidade dentro de pouco tempo. “Mas enquanto ela não esteja operacional precisamos de melhorar o que temos”, adiantou.

O presidente da direção do Montepio referiu que estão a seguir a estratégia que definiram no início do mandato, que é a otimização dos serviços e ter um saldo positivo. “Sem rentabilização e sem uma estrutura que tenha capacidade de suportar os seus custos nada é possível fazer”, salientou, revelando que neste momento estão “com resultados operacionais positivos e aumentámos os vencimentos dos colaboradores”.

A próxima obra será o melhoramento dos quartos de internamento.

O SAP da Casa da Saúde do MRDL continua a funcionar das 9h00 às 21h00, de segunda-feira a domingo, com cerca de 60 consultas por dia.

Francisco Rita espera agora com um serviço mais atraente e funcional atrair mais profissionais de saúde e alargar o horário de atendimento. 

O corpo médico do SAP é constituído por cerca de 15 médicos.

A comemoração do aniversário contou com a presença de vários convidados. Pedro Marques, membro da Assembleia Municipal das Caldas, recordou que “as pessoas vinham de vários concelhos da região ao Montepio”, considerando que o Montepio é uma instituição fundamental para as Caldas, uma vez que as “urgências do hospital das Caldas e de Torres Vedras do Centro Hospitalar do Oeste têm encerrado constantemente”. 

O vice-presidente da autarquia das Caldas, Joaquim Beato, referiu que a vida é “como um relógio e só pode andar para a frente, mas não esquece o passado”. “O Montepio faz parte da cidade”, salientou, desejando que a direção tenha a “energia, capacidade e responsabilidade de melhorar, para que possa prestar um serviço de qualidade aos doentes”. 

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago