Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Festa da Chouriça no Chão da Parada juntou 280 pessoas   

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Comissão de Festas de São Pedro 2023 realizou, no passado domingo, a Festa da Chouriça, na Associação Social e Cultural Paradense (ASCP), no Chão da Parada, em Caldas da Rainha, iniciativa que regressou à localidade depois de uma interrupção de dez anos.
Festa da Chouriça organizada pela Comissão de Festas de São Pedro 2023

A Comissão de Festas de São Pedro 2023 realizou, no passado domingo, a Festa da Chouriça, na Associação Social e Cultural Paradense (ASCP), no Chão da Parada, em Caldas da Rainha, iniciativa que regressou à localidade depois de uma interrupção de dez anos.

Antes do evento cerca de 25 pessoas da comissão de festas reuniram-se para fazer 180 quilos de chouriço caseiro que foi todo vendido na iniciativa como forma de angariar dinheiro para a Festa de São Pedro no Chão da Parada.

A organização e mais algumas cozinheiras voluntárias confecionaram cozido à portuguesa para 280 pessoas que compareceram ao almoço para degustar esta iguaria típica que mistura carnes de porco e vaca, enchidos, couve portuguesa e cabeça de nabo. Foram também servidos filhoses e café da avó.

festa da chourica 2
Foi confecionado cozido à portuguesa para 280 pessoas

A festa animou com a atuação do Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital das Caldas da Rainha.

Marta Ribeiro, coordenadora da Comissão de Festas de São Pedro 2023, disse que o objetivo da iniciativa foi retomar a Festa da Chouriça. Ficou surpreendida com a adesão ao almoço, que esgotou por completo não só com a população local como de outras localidades. “Tivemos que recusar inscrições. Estamos no período pós-pandemia onde há uma maior avidez das pessoas em participar nestes eventos, talvez pela saudade do convívio ou pelo sucesso das edições anteriores, e superámos as expetativas”, referiu.

A responsável indicou que a iniciativa “também serviu para promover a ASCP e o próprio território”, terra onde cresceu e vive com a sua família.

Enfermeira no Centro Hospitalar do Oeste, onde integra a equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação das Caldas da Rainha, assumiu a responsabilidade da Comissão de Festas de São Pedro no passado ano por amor à sua terra. “A ASCP foi sempre a minha segunda casa porque os meus pais fizeram parte da direção e eu sempre participei nas atividades como no rancho folclórico e ginástica e há uma afinidade a esta casa”, contou.

O objetivo da comissão é fazer mensalmente um evento. Tem realizado no primeiro domingo de cada mês os frangos assados em serviço de take away.

A ideia da Festa da Chouriça foi também para trazer de volta a tradição de confecionar esta iguaria com “o mesmo processo de cortar a carne, temperar e encher os chouriços como as nossas avós faziam”.  

A Comissão de Festas de São Pedro é uma estrutura independente da direção da ASCP. Marta Ribeiro garante que “o casamento entre as duas entidades é feliz até porque ambos trabalham a favor da comunidade”.

A verba angariada neste evento reverte a favor da organização da festa de São Pedro, que este ano se realiza de 29 de junho a 3 de julho. “Este dinheiro vai-nos permitir fazer uma festa mais apelativa com grupos musicais e no final o lucro é dividido entre a Capela do Chão da Parada e a associação, que além da vertente cultural e desportiva é uma Instituição Particular de Solidariedade Social com as valências de centro de dia, creche, pré-escolar e tempos livres”, sublinhou.  

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Olho seco

Artigos Relacionados

Gisela Morgado lança livro de poesia

Gisela Morgado, colaboradora de poesia do JORNAL DAS CALDAS, vai fazer a apresentação do seu livro de poesia, "Duplos Sentidos", no Café Concerto do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, no dia 6 de abril, às 21h30.

poemas

Bombeiros queixam-se de doentes rejeitados nos hospitais

As corporações de bombeiros da região Oeste têm sido obrigadas a percorrer dezenas de quilómetros a mais, em alguns casos distâncias superiores a cem quilómetros, para prestar socorro. A situação deve-se ao facto de alguns doentes urgentes que transportam nas ambulâncias serem rejeitados no primeiro hospital para onde são enviados.

bombeiros

“É urgente ter uma dádiva de sangue mais regular”

O Dia Nacional do Dador de Sangue comemorou-se a 27 de março, correspondendo também à data de fundação da Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES), que festejou o seu 41º aniversário.

sangue