Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 16° C
15° C
  • Friday 18° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 16° C

Simpósio sobre saúde mental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Uma das minhas missões, enquanto presidente da Câmara Municipal, é fazer de Óbidos um território onde impera a felicidade”. Foi desta forma que Filipe Daniel falou de um dos seus grandes objetivos para o concelho, na abertura do I Simpósio do Município de Óbidos, ‘A Saúde Mental que futuro?’, que se realizou no passado dia […]
Evento do Rotary Club das Caldas da Rainha

“Uma das minhas missões, enquanto presidente da Câmara Municipal, é fazer de Óbidos um território onde impera a felicidade”. Foi desta forma que Filipe Daniel falou de um dos seus grandes objetivos para o concelho, na abertura do I Simpósio do Município de Óbidos, ‘A Saúde Mental que futuro?’, que se realizou no passado dia 4 e que encheu por completo o Auditório Municipal da Casa da Música.

O autarca, que fez parte da mesa de honra deste Simpósio, afirmou que a sociedade “tem que se reinventar e tem que se reunir para lidar com este problema” da saúde mental, mas, para tal, tem que “o conhecer e que o diagnosticar”.

No que diz respeito a Óbidos, Filipe Daniel destacou o trabalho que está a ser feito do ponto de vista político, nomeadamente com o programa Óbidos +Ativo, “com todas as atividades a ele associadas, envolvendo grande parte da população”.

Margarida Reis, vereadora com os pelouros da Saúde e Bem-Estar, destacou o programa Óbidos +Ativo como um instrumento que ajuda a população obidense a ter uma melhor saúde mental. “Temos psicólogos nas escolas, temos uma psicóloga que dá consultas gratuitas para os munícipes e para as famílias, inaugurámos há dias mais uma valência do Espaço F(elicidade), com a sala Incluir pela Arte, e temos trabalhado os afetos com a nossa população”, disse a autarca.

Sérgio Viana, da Ordem dos Psicólogos, elogiou a organização deste Simpósio, organizado pelo serviço de Psicologia do Município. “Óbidos tem particularidades que admiro e, ao mesmo tempo, tem políticas de promoção de saúde e de bem estar”, disse, acrescentando que “em Portugal, pensamos muito pouco na prevenção”. O psicólogo sublinhou a importância dos cuidados de saúde primários, uma vez que “é neste contexto que podemos identificar os primeiros sinais de alerta de alguém em sofrimento e prevenir, inclusivamente com a referenciação para profissionais de saúde mental, situações delicadas com consequências mais graves”.

João Gomes, administrador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, garantiu que, neste momento, “a saúde mental é um tema quente” devido, por exemplo, à Covid-19, às crises financeiras e à guerra. “Quando olhamos para os números da doença mental, só podemos pensar em trabalhar em conjunto”, disse o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Cascas de caracóis iluminaram procissão

As Luminárias de São José tiveram lugar na noite do passado domingo no Carvalhal, Bombarral, onde as ruas principais da aldeia estiveram embelezadas com cascas de caracóis iluminadas, tradição anual secular O evento, organizado pela Irmandade do Santíssimo...

caracois