Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Simpósio sobre saúde mental

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Uma das minhas missões, enquanto presidente da Câmara Municipal, é fazer de Óbidos um território onde impera a felicidade”. Foi desta forma que Filipe Daniel falou de um dos seus grandes objetivos para o concelho, na abertura do I Simpósio do Município de Óbidos, ‘A Saúde Mental que futuro?’, que se realizou no passado dia […]
Evento do Rotary Club das Caldas da Rainha

“Uma das minhas missões, enquanto presidente da Câmara Municipal, é fazer de Óbidos um território onde impera a felicidade”. Foi desta forma que Filipe Daniel falou de um dos seus grandes objetivos para o concelho, na abertura do I Simpósio do Município de Óbidos, ‘A Saúde Mental que futuro?’, que se realizou no passado dia 4 e que encheu por completo o Auditório Municipal da Casa da Música.

O autarca, que fez parte da mesa de honra deste Simpósio, afirmou que a sociedade “tem que se reinventar e tem que se reunir para lidar com este problema” da saúde mental, mas, para tal, tem que “o conhecer e que o diagnosticar”.

No que diz respeito a Óbidos, Filipe Daniel destacou o trabalho que está a ser feito do ponto de vista político, nomeadamente com o programa Óbidos +Ativo, “com todas as atividades a ele associadas, envolvendo grande parte da população”.

Margarida Reis, vereadora com os pelouros da Saúde e Bem-Estar, destacou o programa Óbidos +Ativo como um instrumento que ajuda a população obidense a ter uma melhor saúde mental. “Temos psicólogos nas escolas, temos uma psicóloga que dá consultas gratuitas para os munícipes e para as famílias, inaugurámos há dias mais uma valência do Espaço F(elicidade), com a sala Incluir pela Arte, e temos trabalhado os afetos com a nossa população”, disse a autarca.

Sérgio Viana, da Ordem dos Psicólogos, elogiou a organização deste Simpósio, organizado pelo serviço de Psicologia do Município. “Óbidos tem particularidades que admiro e, ao mesmo tempo, tem políticas de promoção de saúde e de bem estar”, disse, acrescentando que “em Portugal, pensamos muito pouco na prevenção”. O psicólogo sublinhou a importância dos cuidados de saúde primários, uma vez que “é neste contexto que podemos identificar os primeiros sinais de alerta de alguém em sofrimento e prevenir, inclusivamente com a referenciação para profissionais de saúde mental, situações delicadas com consequências mais graves”.

João Gomes, administrador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, garantiu que, neste momento, “a saúde mental é um tema quente” devido, por exemplo, à Covid-19, às crises financeiras e à guerra. “Quando olhamos para os números da doença mental, só podemos pensar em trabalhar em conjunto”, disse o responsável.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss