Q

Previsão do tempo

17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
17° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 25° C

Candidatura a 5 milhões de euros para estratégia de desenvolvimento

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche submeteu a candidatura para a seleção do GAL (Grupo de Ação Local) Oeste Costeiro e aprovação da respetiva Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2021-2027, no âmbito do Programa Operacional Mar 2030, no valor total de cerca de cinco milhões de euros. O protocolo de parceria do GAL Oeste Costeiro integra 38 entidades (dos […]

A ADEPE – Associação para o Desenvolvimento de Peniche submeteu a candidatura para a seleção do GAL (Grupo de Ação Local) Oeste Costeiro e aprovação da respetiva Estratégia de Desenvolvimento Local (EDL) 2021-2027, no âmbito do Programa Operacional Mar 2030, no valor total de cerca de cinco milhões de euros.

O protocolo de parceria do GAL Oeste Costeiro integra 38 entidades (dos setores público, privado e social) dos concelhos de Alcobaça, Nazaré, Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Lourinhã e Torres Vedras, abrangendo todos os municípios costeiro da Comunidade Intermunicipal do Oeste.

Joaquim Pequicho, presidente da direção da ADEPE, manifesta “expetativa quanto ao resultado desta candidatura”, esperando a sua aprovação como “reconhecimento da qualidade da estratégia apresentada, resultante de um processo de amplo diálogo com os parceiros, e cuja implementação terá forte impacto no desenvolvimento do território”. O dirigente espera também que, na avaliação da candidatura, seja tida em conta a “larga experiência da ADEPE na boa gestão dos fundos públicos, realizada com competência com transparência”.

A EDL do GAL Oeste Costeiro assenta na visão do Oeste como “um território potenciador de um desenvolvimento azul sustentável, caraterizado por comunidades empreendedoras, inovadoras e qualificadas, sustentadas no conhecimento científico e nas tradições, património e cultura locais, fomentando qualidade de vida e um desenvolvimento socioeconómico sustentado e coeso”.

Economia e Inovação Azul, Biodiversidade, Tradições e Cultura Marítima, e Qualificação e Literacia Marítima são os três eixos estratégicos da EDL apresentada. A estes acresce um eixo transversal, relacionado com a dinamização do trabalho em rede e a cooperação institucional em áreas temáticas relevantes para a implementação da EDL e alcance da visão na qual está ancorada.

A estratégia incorpora ainda o desenvolvimento de quatro projetos âncora: “Blue Brides Bringing Together An Ecosystem for Blue Innovations”, a ser promovido pela Smartocean – Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Parque de Ciência e Tecnologia do Mar Peniche, Projeto ReMarOeste, a ser promovido em duas fases pela ADEPE, e o projeto “Contributos das atividades piscatórias para a dieta mediterrânica”, a ser dinamizado por uma associação de desenvolvimento local.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2