Q

Previsão do tempo

13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 15° C
15° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 14° C

Câmara da Nazaré repudia abusos sexuais de padres

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção que repudia os abusos sexuais contra crianças protagonizados por membros da Igreja Católica em Portugal. Após conhecimento das conclusões da investigação levada a cabo pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais contra crianças no seio da Igreja Católica Portuguesa, investigação liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, […]
Autarquia pede condenação adequada aos “atos hediondos” praticados na Igreja Católica

A Câmara Municipal da Nazaré aprovou uma moção que repudia os abusos sexuais contra crianças protagonizados por membros da Igreja Católica em Portugal.

Após conhecimento das conclusões da investigação levada a cabo pela Comissão Independente para o estudo dos abusos sexuais contra crianças no seio da Igreja Católica Portuguesa, investigação liderada pelo pedopsiquiatra Pedro Strecht, coordenando uma comissão que contou com um conterrâneo nazareno, o juiz jubilado e ex-ministro da justiça, Laborinho Lúcio, a autarquia da Nazaré, reunida em sessão ordinária no dia 17 de fevereiro, vem desta forma demonstrar a sua posição de “inequívoco repúdio”.

No documento aprovado, enviado ao Patriarcado de Lisboa, ao bispo diocesano de Leiria-Fátima, José Ornelas, e ao Governo, a Câmara condena “firmemente os abusadores” e demonstra a sua “solidariedade” para com todas as vítimas.

O relatório revela que “512 crianças foram vítimas reais de abusos sexuais perpetrados por membros da Igreja católica portuguesa, podendo ainda ascender em mais 4303 o número de vítimas denunciadas, elevando a 4815 o número total de abusados”.

A investigação conclui também que Leiria “é um dos distritos do país de onde chegaram à referida comissão mais queixas por parte das vítimas, maioritariamente do sexo masculino, crianças e adolescentes com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos, sendo que os abusadores eram na sua maioria homens e padres”.

“Estes abusos configuram atos hediondos que demonstram o lado mais selvagem, sombrio e desumano de algumas pessoas que integram a Igreja Católica. Atos com consequências altamente negativas no desenvolvimento psíquico, pessoal e social de todos aqueles que foram vítimas destes abusos a todos os níveis inqualificáveis”, manifesta a Câmara da Nazaré.

A autarquia esclarece que “não tomamos algumas árvores pelo todo da floresta, sendo que as generalizações são sempre abordagens erróneas” e pede que “há que ser célere na justiça”, para “julgar em conformidade”, levando a que os abusadores tenham “uma sentença e uma pena à altura da monstruosidade dos seus atos”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1

Fernando Pascoal expôs pinturas

O pintor bombarralense Fernando Pascoal apresentou uma exposição de pintura no salão nobre do Teatro Eduardo Brazão, no Bombarral.

exposicao1