Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
14° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C

Encruzilhada sindical

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aos professores cabe também exemplificar a democracia.

Aos professores cabe também exemplificar a democracia.

Os sindicatos são um pilar da democracia. Não há regime democrático sem sindicatos. Sindicatos, no plural, pois, tal como não queremos um regime de partido único, também não aceitamos um regime de sindicato único.

Os movimentos de cidadãos são úteis para dar sinais aos governos, mas nada resolvem. Só os sindicatos podem mediar conflitos entre os trabalhadores e o Estado ou entre os trabalhadores e as empresas, e pugnar pelos interesses de quem trabalha.

Hostilizar e rejeitar os sindicatos, como parece ser moda para muitos professores, é uma atitude reaccionária e antidemocrática. Essa atitude não é consentânea com a missão ética e deontológica de exemplo democrático que os professores devem dar.

É claro que também os professores são livres de não serem sindicalizados. Mas não é aceitável que hostilizem os seus sindicatos, a quem tudo devem em matéria de direitos laborais.

Ouve-se falar da desunião dos sindicatos de professores. Desde sempre, a FENPROF, que é constituída por 7 sindicatos, tem tido o apoio de outros 7 sindicatos independentes. Em momentos mais críticos, a estes 14 sindicatos unidos, também se junta a FNE, que inclui outros 7 sindicatos de professores, formando-se, como na gigantesca manifestação de 11 de Fevereiro, uma união de 21 sindicatos… 21 sindicatos em uníssono. Ora, onde está a desunião?

A estes 21 sindicatos, chama-se agora “sindicatos tradicionais”. Certa opinião pública, querendo ser insultuosa, chama-lhes “sindicatos do sistema”. Estranho insulto, sendo o “sistema” a democracia.

Os sindicatos de professores agora ditos “tradicionais” têm percursos consistentes, nestes 49 anos de democracia. Querendo evitar o que aconteceu no Reino Unido em 2004, a acção reivindicativa não pode ser inventada da noite para o dia. Foi devido a certo sindicalismo irreflectido que Margaret Thatcher conseguiu vencer os sindicatos, e o movimento sindical britânico ainda se está a recompor.

Os sindicatos de professores agora ditos “tradicionais” sabem que a luta tem de ser muito calculada, tem de ser prudente. E tem de ser ética. Os professores ensinam valores. Para os professores, não pode valer tudo. Para os professores, os fins não justificam os meios. Para os professores, os meios têm de ser dignos dos fins que pretendem alcançar.

O momento é de clarificação. Ao sindicalismo de cariz populista, histriónico e messiânico, divisionista e promotor de estratégias suicidas, os sindicatos de professores agora ditos “tradicionais” terão de saber opor-se de modo inequívoco, mantendo o seu rumo de sensatez e inflexível seriedade, na defesa da classe docente.

Escrevo segundo o anterior acordo.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Diversão noturna e viagens de finalistas

Com a Páscoa, mais uma data festiva se passou, uma data muito celebrada ao longo dos anos no que toca a diversão noturna. De norte a sul foram muitos os eventos de celebração da mesma, contudo, já não é como outrora, em que se faziam romarias com família e amigos para diversos espaços noturnos espalhados pelo país fora.

ruben alves2

A UE não deve ceder nos Direitos Humanos por causa da ameaça nuclear

Em 25 de março, Hossein Amir-Abdollahian, o Ministro das Relações Exteriores do Irão e Josep Borrell, o líder da política externa da União Europeia (UE) discutiram a importância de continuar as negociações e visitas para remover as sanções nucleares sobre o Irã. Borrell reiterou que finalizar as negociações nucleares é prioritário para a UE e destacou a necessidade de suspender tais sanções.

ia