Q

Previsão do tempo

25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 18° C
25° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
24° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

Novo lar da Santa Casa da Misericórdia recebeu a bênção

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O novo lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, localizado na povoação da Columbeira, na freguesia da Roliça, recebeu no passado dia 10 a bênção das instalações feita pelo padre da freguesia. O estabelecimento residencial, que tem o nome da sua antiga proprietária e fundadora, Palmira Santos, foi adquirido em outubro do […]
Bênção do lar

O novo lar de idosos da Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, localizado na povoação da Columbeira, na freguesia da Roliça, recebeu no passado dia 10 a bênção das instalações feita pelo padre da freguesia.

O estabelecimento residencial, que tem o nome da sua antiga proprietária e fundadora, Palmira Santos, foi adquirido em outubro do ano passado pela Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, com o objetivo de “ter uma estrutura complementar às atividades da instituição”, sublinhou o provedor, Luís Camilo Duarte.

“A Santa Casa da Misericórdia do Bombarral, que faz 25 anos, já tinha uma série de valências prestadas à população, mas faltava-nos este tipo de oferta para as pessoas idosas”, recordou o provedor, adiantando que a instituição tentou “construir algo de raiz”, mas não conseguiu até que “surgiu este lar, com um bom nome”.

Para concretizar o investimento, a Santa Casa teve de recorrer à banca para obter financiamento de um milhão de euros, a liquidar em 10 anos, não tendo recebido qualquer apoio estatal, com exceção de um subsídio camarário de 140 mil euros.

Com capacidade para 31 utentes, o lar esteve encerrado durante algum tempo, mas reabriu portas este mês de fevereiro, depois de “algumas obras de recuperação e requalificação de todos os equipamentos”, tendo no total gasto 1,2 milhões de euros na aquisição, mais 50 mil euros em obras de recuperação. “No fundo tivemos de prepará-lo para ter condições e o aconchego necessário para aquilo que é o objetivo, cuidar de pessoas em fase de vida frágil”, referiu Luís Camilo Duarte.

lar2
O lar dispõe de 31 camas

O lar dispõe de quartos individuais e duplos, com casas de banho privativas, e diversas áreas de convívio, ou seja, é “um espaço completamente ideal para aqueles que no fundo querem finalizar a vida num espaço humanizado”. Conta ainda com um quadro de uma dúzia de colaboradores, entre auxiliares, fisioterapeuta e diretor técnico, e o apoio dos serviços de enfermagem e de medicina do Hospital Casimiro da Silva Marques, pertença desta IPSS na vila. “Avançámos nesta nova aventura e não temos a menor dúvida de que será um lar que vai cumprir aquilo que é a sua função, que é servir os utentes, mas sempre com o foco na qualidade do serviço prestado aos utentes”, assegurou o provedor, adiantando que “também queremos continuar o trabalho já desenvolvido pela anterior proprietária”.

Além de disponibilizar vagas aos utentes do concelho, o lar Palmira Santos também vai procurar estabelecer um protocolo com a Segurança Social para a contratualização de camas, o que irá ajudar a “garantir a sua sustentabilidade”.

Neste momento, “a nossa pretensão é colocá-lo em funcionamento”, frisou o provedor da Santa Casa, que pretende no futuro “ampliá-lo para 50 camas”.

Na bênção feita pelo padre da freguesia estiveram presentes os autarcas do município, bem como os utentes do centro do convívio da Santa Casa e o Grupo Coral da Paróquia da Roliça.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros não querem ser associados a elemento participante em “reality show”

Os Bombeiros Voluntários do Bombarral emitiram um comunicado, assinado pelo comandante, Pedro Lourenço, e pelo presidente da associação humanitária, Vítor Garcia, em que repudiam ser associados a atitudes por parte de um dos seus elementos, Tiago Rodrigues, que esteve a participar no programa “Era uma vez na Quinta”, transmitido na SIC.

tiagorodrigues

Taça de Portugal de Marcha Atlética no Bombarral

A Taça de Portugal de Marcha Atlética realizou-se no passado sábado no Bombarral, numa organização da Federação Portuguesa de Atletismo, com apoio da Associação Distrital de Atletismo de Leiria e do Município do Bombarral.

marcha1

Bombarral assinala 50 anos do 25 de abril com programa diversificado

É sob o lema "Marcos da Liberdade: Celebrando Meio Século de Democracia", que o Município do Bombarral assinala, ao longo deste mês, os 50 anos do 25 de abril. Com uma programação diversificada idealizada para vários tipos de público, pretende honrar o principal acontecimento histórico que levou Portugal rumo à liberdade e à democracia.

abril 1