Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Procissão da Ordem Terceira antecipa Semana Santa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, realiza-se no dia 26 de fevereiro, às 15 horas, em Óbidos, Esta cerimônia religiosa dá início às celebrações pascais na vila e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da quaresma que se inicia. Os andores recordam vários momentos da […]
O cortejo tem lugar pelas ruas da vila de Óbidos

A Procissão Penitencial da Ordem Terceira, também conhecida por Procissão da Rapaziada, realiza-se no dia 26 de fevereiro, às 15 horas, em Óbidos, Esta cerimônia religiosa dá início às celebrações pascais na vila e pretende responder às necessidades de preparação espiritual para o período da quaresma que se inicia.

Os andores recordam vários momentos da vida de São Francisco de Assis e de vários santos que viveram a espiritualidade do Santo dos Pobres.

O cortejo parte da Capela de Nossa Senhora de Monserrate (Ordem Terceira), segue pelas ruas da vila até à Igreja da Misericórdia, onde são recordados os ideais defendidos por São Francisco, e retorna depois à Capela de Nossa Senhora de Monserrate.

À frente irá uma cruz com o emblema franciscano, seguida por três jovens com símbolos da natureza humana (caveira, coração e cinzas). Seguem-se os andores com as nove imagens (Salvador do Mundo, Bem Casados, Santa Margarida de Cortona, São Luís Rei de França, Santa Isabel, Santa Bebiana, Santo Ivo, Santa Rosa de Viterbo e São Francisco de Assis recebendo as Chagas). Entre os andores vão anjos carregando flores ou os atributos dos santos. A terminar, uma cruz processional e acólitos, a exposição do Santo Lenho e só depois a música e os fiéis que acompanham o cortejo.

A Ordem Terceira foi criada no século XIII por São Francisco de Assis para pessoas que desejavam viver como religiosos, sem deixarem o seu estado civil. Esta comunidade laica só se instalou na Capela de Nossa Senhora de Monserrate no século XVIII. As nove imagens dos andores foram mandadas fazer em Braga no ano de 1849.

Atualmente, a Procissão da Rapaziada é organizada pelas Paróquias de Santa Maria e S. Pedro de Óbidos, Santa Casa da Misericórdia da vila de Óbidos, Comissão da Semana Santa, Município de Óbidos e empresa municipal Óbidos Criativa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss