Q

Previsão do tempo

16° C
  • Sunday 17° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 19° C
16° C
  • Sunday 18° C
  • Monday 20° C
  • Tuesday 20° C
17° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 20° C

“Polvinhos do Afeto” entregues a unidade hospitalar

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Óbidos comemora em fevereiro o Mês dos Afetos. Para assinalar a iniciativa, o grupo terapêutico “Polvinhos do Afeto” realiza várias atividades. Neste âmbito, no passado dia 15, o grupo entregou 100 “polvinhos” à Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que serão distribuídos a recém-nascidos (prematuros e/ou internados) da unidade. Os […]
100 "polvinhos" entregues à Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte

O Município de Óbidos comemora em fevereiro o Mês dos Afetos. Para assinalar a iniciativa, o grupo terapêutico “Polvinhos do Afeto” realiza várias atividades.

Neste âmbito, no passado dia 15, o grupo entregou 100 “polvinhos” à Unidade de Neonatologia do Centro Hospitalar Lisboa Norte, que serão distribuídos a recém-nascidos (prematuros e/ou internados) da unidade. Os “polvinhos” têm como função tranquilizar os recém-nascidos, uma vez que “os seus tentáculos parecem ser o cordão umbilical e causam uma sensação de segurança parecida à do útero materno”.

O grupo “Polvinhos do Afeto” é um projeto que vai na 2ª edição, desenvolvido pela psicóloga do Município, Joana Duarte, surgindo em tempos de Covid, com o objetivo de combater o isolamento social e promover a saúde mental.

“As pessoas estavam a deparar-se com uma nova realidade, existindo muito medo e incerteza, o que proporcionou níveis elevados de stress [sendo prolongado é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças mentais, entre elas depressão e ansiedade]”, dizem os responsáveis do projeto.

Atualmente, o grupo já se encontra a planear a entrega de “polvinhos” em outras unidades hospitalares, nomeadamente o Hospital de São João, no Porto.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Olho seco

Artigos Relacionados

Centro Hospitalar do Oeste assinalou Dia Mundial do Serviço Social

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) associou-se à comemoração do Dia Internacional do Serviço Social, assinalado em 21 de
março, dando a conhecer a sua equipa de Serviço Social, atualmente constituída por doze assistentes sociais, que são
interlocutores privilegiados entre o utente, a família, a equipa terapêutica e a comunidade.

servico1

Olho seco

“O olho seco (ou síndrome do olho seco) é uma doença oftalmológica muito frequente. É um problema muito comum, tendo
várias causas possíveis, entre as quais a exposição excessiva a ecrãs e aparelhos de ar condicionado.

olho 1

Reabilitação vestibular

Se tem tonturas, vertigens, náuseas, vómitos, desequilíbrios na marcha ou problemas na visão e audição, saiba como afisioterapia pode ajudar. “Ando com imensas vertigens e má disposição…devem ser os cristais que estão desalinhados”, “sempre que me levanto dacama...

reabilitacao