Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 31° C
  • Sunday 33° C

Moção defende professores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal da Nazaré, reunida no dia 7 de fevereiro, aprovou por unanimidade uma moção apresentada pela representante do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, intitulada “Promover a escola pública e o respeito pelos direitos dos professores”. A moção recomenda ao Governo que “proceda à recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes, garantindo […]

A Assembleia Municipal da Nazaré, reunida no dia 7 de fevereiro, aprovou por unanimidade uma moção apresentada pela representante do Bloco de Esquerda, Telma Ferreira, intitulada “Promover a escola pública e o respeito pelos direitos dos professores”.

A moção recomenda ao Governo que “proceda à recuperação de todo o tempo de serviço dos docentes, garantindo a todos o seu posicionamento no escalão remuneratório correspondente ao tempo efetivamente prestado, em conformidade com os requisitos estabelecidos no Estatuto da Carreira Docente”.

Recomenda igualmente ao Governo que “reveja, mediante negociação sindical, o regime de recrutamento e mobilidade do pessoal docente dos ensinos básico e secundário”.

É também feita uma recomendação ao Governo para que “crie, mediante negociação sindical, um regime específico de aposentação dos docentes de forma a garantir o término de atividade num tempo justo e a assegurar o rejuvenescimento do corpo docente”.

De acordo com a moção, “a Escola Pública é um dos pilares da democracia. É ela que concretiza o direito constitucional à educação e fortalece a cidadania”, contudo, “gerações de profissionais da educação veem degradar-se as suas condições de trabalho”.

“A desvalorização da carreira docente, a persistência da precariedade e de regras de concursos que provocam instabilidade e permitem injustiças têm feito milhares de docentes abandonar a profissão e poucos são os jovens que se sentem atraídos pela docência”, é lamentado no documento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Reunião junta parceiros do setor da pedra natural

A Sevways, empresa sediada no Parque Tecnológico de Óbidos, recebeu no dia 11 de setembro os parceiros do projeto Sustainable Stone by Portugal para uma reunião de avaliação de resultados. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e juntou representantes das entidades envolvidas no consórcio, entre empresas e instituições académicas.

pedra

Jovens de várias nacionalidades em experiência imersiva na Berlenga

A Experimentáculo, associação juvenil fundada em 2006, em Setúbal, que promove projectos de qualificação e empoderamento para jovens dos 18 aos 30 anos, vai levar 30 jovens de cinco nacionalidades diferentes para uma experiência intensiva e imersiva na ilha da Berlenga.

Duas ações de limpeza do areal da Foz do Arelho

No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, a 21 de setembro, entre as 09h30 e as 13h00, vai realizar-se a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.