Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Associação Nacional de Freguesias festeja na Serra D’El-Rei

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A freguesia de Serra D’El-Rei recebeu no passado sábado a sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias – Anafre. A iniciativa, que decorreu no Fórum da Serra, contou com a presença do socialista Jorge Veloso, presidente do Conselho Diretivo, que reclamou agilidade na revisão da Lei das Finanças Locais, para que esta […]
Sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias

A freguesia de Serra D’El-Rei recebeu no passado sábado a sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias – Anafre. A iniciativa, que decorreu no Fórum da Serra, contou com a presença do socialista Jorge Veloso, presidente do Conselho Diretivo, que reclamou agilidade na revisão da Lei das Finanças Locais, para que esta possa vigorar a tempo do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

A Anafre pretende também que “seja revisitado o Estatuto do Eleito Local, que precisa urgentemente de ser clarificado e de ser atualizado, porque o que se encontra em vigor deixa ficar muito mal os eleitos de freguesia”, realçou à Lusa Jorge Veloso.

O dirigente abordou ainda outras questões, como a do acesso a fundos comunitários pelas freguesias.

“A reivindicação é que seja rapidamente confirmado o que as freguesias podem contar para conseguirem apresentar as suas candidaturas”, indicou.

A “problemática das despesas Covid” também não ficou de fora da sessão, com Jorge Veloso a explicar à Lusa que a Anafre está “a apreciar a proposta apresentada pelo Governo” à associação.

“Foi aprovada uma verba de cinco milhões de euros no OE2023 e, neste momento, estamos a iniciar o processo. Foi-nos apresentada uma proposta pelo Governo, que estamos a apreciar, para apresentarmos também os nossos contributos”, afirmou.

Segundo Jorge Veloso, “até final do ano” o processo vai ter que estar terminado: “Vamos ter que o conseguir fazer, de modo a que as freguesias possam ser ressarcidas desse valor. Pelo menos até aos cinco milhões de euros vamos ser ressarcidos, porque é quanto está devidamente cabimentado no OE”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo