Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 28° C
15° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 29° C
16° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 31° C
  • Sunday 33° C

Associação Nacional de Freguesias festeja na Serra D’El-Rei

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A freguesia de Serra D’El-Rei recebeu no passado sábado a sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias – Anafre. A iniciativa, que decorreu no Fórum da Serra, contou com a presença do socialista Jorge Veloso, presidente do Conselho Diretivo, que reclamou agilidade na revisão da Lei das Finanças Locais, para que esta […]
Sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias

A freguesia de Serra D’El-Rei recebeu no passado sábado a sessão solene do 34° aniversário da Associação Nacional de Freguesias – Anafre. A iniciativa, que decorreu no Fórum da Serra, contou com a presença do socialista Jorge Veloso, presidente do Conselho Diretivo, que reclamou agilidade na revisão da Lei das Finanças Locais, para que esta possa vigorar a tempo do Orçamento do Estado para 2024 (OE2024).

A Anafre pretende também que “seja revisitado o Estatuto do Eleito Local, que precisa urgentemente de ser clarificado e de ser atualizado, porque o que se encontra em vigor deixa ficar muito mal os eleitos de freguesia”, realçou à Lusa Jorge Veloso.

O dirigente abordou ainda outras questões, como a do acesso a fundos comunitários pelas freguesias.

“A reivindicação é que seja rapidamente confirmado o que as freguesias podem contar para conseguirem apresentar as suas candidaturas”, indicou.

A “problemática das despesas Covid” também não ficou de fora da sessão, com Jorge Veloso a explicar à Lusa que a Anafre está “a apreciar a proposta apresentada pelo Governo” à associação.

“Foi aprovada uma verba de cinco milhões de euros no OE2023 e, neste momento, estamos a iniciar o processo. Foi-nos apresentada uma proposta pelo Governo, que estamos a apreciar, para apresentarmos também os nossos contributos”, afirmou.

Segundo Jorge Veloso, “até final do ano” o processo vai ter que estar terminado: “Vamos ter que o conseguir fazer, de modo a que as freguesias possam ser ressarcidas desse valor. Pelo menos até aos cinco milhões de euros vamos ser ressarcidos, porque é quanto está devidamente cabimentado no OE”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio na Mata de Porto Mouro

Um incêndio em povoamento florestal na Mata de Porto Mouro, nas Caldas da Rainha, foi combatido por 87 bombeiros apoiados por 22 viaturas e uma aeronave, na passada quinta-feira.

Reunião junta parceiros do setor da pedra natural

A Sevways, empresa sediada no Parque Tecnológico de Óbidos, recebeu no dia 11 de setembro os parceiros do projeto Sustainable Stone by Portugal para uma reunião de avaliação de resultados. O encontro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Filipe Daniel, e juntou representantes das entidades envolvidas no consórcio, entre empresas e instituições académicas.

pedra

Jovens de várias nacionalidades em experiência imersiva na Berlenga

A Experimentáculo, associação juvenil fundada em 2006, em Setúbal, que promove projectos de qualificação e empoderamento para jovens dos 18 aos 30 anos, vai levar 30 jovens de cinco nacionalidades diferentes para uma experiência intensiva e imersiva na ilha da Berlenga.