Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
11° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

António Curado preside Conselho Sub-Regional da Ordem dos Médicos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
António Curado é o novo presidente do Conselho Sub-Regional do Oeste da Ordem dos Médicos para o mandato de 2023-2025, tendo tomado posse do cargo na passada sexta-feira, na sede da delegação em Caldas da Rainha. Na cerimónia de tomada de posse, o médico caldense, que faz parte da lista vencedora para os órgãos do […]
Novos membros do Conselho Sub-Regional do Oeste

António Curado é o novo presidente do Conselho Sub-Regional do Oeste da Ordem dos Médicos para o mandato de 2023-2025, tendo tomado posse do cargo na passada sexta-feira, na sede da delegação em Caldas da Rainha.

Na cerimónia de tomada de posse, o médico caldense, que faz parte da lista vencedora para os órgãos do Conselho Sub-Regional para o triénio de 2023-2025, sublinhou que “esta nova equipa pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelas direções anteriores desta região, que tem provas dadas no associativismo médico e nas carreiras longas em benefício dos doentes”.

Referiu que pretendem “reavivar o associativismo médico, através da realização de encontros da classe, bem como a dinamização da sede da delegação, e ainda esta região, que engloba oito concelhos”. 

Para além disso vão continuar a missão de “aproximar a Ordem dos médicos que estão no terreno”, e a defender os valores de dignificação da profissão médica. “Queremos que esta sede seja de facto um espaço vivo de discussão de assuntos, relacionados com a medicina e reflexão sobre o futuro da mesma”, sublinhou o novo responsável pela delegação caldense, adiantando que tencionam “chamar mais pessoas à sede e particularmente das regiões mais periféricas, e contribuir para uma reflexão conjunta sobre diversas áreas, que nos unem todos”. 

Sustentou que é preciso fomentar o companheirismo e o conhecimento entre colegas, dar valor ao associativismo de classe e “atrair a classe mais jovem”.

Outra das preocupações dos novos dirigentes será a formação médica transversal a toda a classe, e “devemos abrir a porta da Ordem à sociedade geral, bem como contribuir para a literacia em saúde dos próprios cidadãos”, frisou António Curado. Por outro lado, a nova direção pretende promover ciclos de conferências.

No fundo, segundo o novo presidente “estamos aqui para uma sub-região ativa e viva, e cá estaremos com a força da juventude que faz parte da lista”.

A acompanhar o novo presidente do Conselho Sub-Regional do Oeste também estará uma nova equipa composta pelos médicos Joana Louro, Rui Alves Garcia, Ana Gomes, João Miguel Martins, António Alves Dias, Helena Amaral de Almeida, Ana Cristina Teótonio, Madalena Sassetti de Carvalho, Sandra Valdoleiros, Ivo Duarte, Sara Santos, Manuel Ferreira Seixas e Maria do Rosário Mata Monteiro.

Presente na cerimónia esteve o anterior dirigente, Nuno Santa Clara, que fez um balanço dos dois mandatos, destacando “especialmente o último mandato, que foi prejudicado com as circunstâncias ligadas à pandemia da Covid-19”. Lamentou que “ao nível dos contactos, nomeadamente com o Centro Hospitalar e os cuidados primários na região, fomos fazendo alguma coisa, mas não tanto quanto eu gostaria”, desejando assim “as maiores felicidades aos novos membros”.

Em representação do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos esteve Sandra Pereira, que reforçou o “empenho que todos teremos em manter unidos os órgãos sub-regionais, designada no Oeste e que tem tido alguns problemas”. Nesse sentido, “espero que juntos seremos capazes de mais e sobretudo de melhor, e de contribuir para a mudança da saúde em Portugal”.

Considera ser “importante unificar a classe e garantir que haja qualidade na prestação de serviços, e ainda melhorar a relação médico doente, que neste momento é muito precária”. “Os próximos três anos serão um desafio, mas estaremos juntos para o enfrentar”, apontou a secretária do Conselho Regional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago