Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Primeiro-Ministro visitou empresa da Benedita

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Primeiro-Ministro António Costa esteve no passado dia 7 na empresa Solancis, na Benedita, líder da Agenda Verde do Setor da Pedra Natural – Sustainable Stone by Portugal, agenda com um investimento total de 53.824.168,36 euros e participação de mais de 50 parceiros.
António Costa na Solancis, líder da agenda do setor da pedra natural

O Primeiro-Ministro António Costa esteve no passado dia 7 na empresa Solancis, na Benedita, líder da Agenda Verde do Setor da Pedra Natural – Sustainable Stone by Portugal, agenda com um investimento total de 53.824.168,36 euros e participação de mais de 50 parceiros.

Esta iniciativa decorre do ciclo de visitas realizadas pelo Primeiro-Ministro às agendas aprovadas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com o objetivo de conhecer os projetos aprovados. A comitiva contou também com a presença da Ministra da Presidência, do Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro e do Secretário de Estado da Economia.

Com a execução dos projetos no âmbito da agenda pretende-se promover a transição digital e climática, reduzindo em 30% a emissão de gases de efeito estufa, garantir a resiliência económica do setor, com uma perspetiva de crescimento nas exportações de 10% e a criação de mil novos postos de trabalhos diretos e indiretos.

A Solancis descreveu que “o setor da pedra natural nos últimos anos tem tido um percurso notável, desde o ponto de vista da inovação nas suas aplicações quer no posicionamento internacional em projetos de alto valor acrescentado”. “A diversidade de materiais, o saber-fazer português, associados a uma tecnologia altamente avançada e uma forte cultura relacional e comercial dos seus empresários, são parte substancial dos fatores que colocam Portugal no Top 7 mundial. Em 2022, o setor teve um desempenho record nas exportações com valores próximos dos 500 milhões de euros, com uma relevância acrescida no Produto Interno pela baixa incorporação de matéria-prima importada”, referiu.

Para o Primeiro-Ministro, a Solancis “soube introduzir inovação e conhecimento”, vincando que o PRR “continua a chegar às empresas e à indústria”. “Com o PRR as empresas estão a apostar na digitalização, potenciando a sua capacidade de crescimento”, declarou.

António Costa sublinhou a importância de o país continuar focado na execução do PRR, desafiando as empresas portuguesas a “pedalar” para que o país chegue ao final do programa, em 2026, mais bem preparado “não só para enfrentar crises que o futuro” possa trazer, mas sobretudo com “mais e melhor emprego, maior rentabilidade para as empresas e uma economia mais sustentável”.

O país tem 70% das verbas do PRR aprovadas e adjudicadas, existindo “mais de 93 mil projetos em execução”.

Considerando o programa das 53 agendas mobilizadoras “particularmente desafiante”, António Costa lembrou que a verba inicial do PRR, de 930 milhões de euros, aumentou para 3.000 milhões de euros “para garantir que todos os projetos que passaram no júri e mostraram viabilidade, não deixariam de ser executados por falta de verbas”.

A Sevways, empresa da comunidade Óbidos Parque, está entre as dez tecnológicas do país que vão dar forma à agenda Sustainable Stone by Portugal. Do trabalho a desenvolver pela Sevways, em colaboração com o Politécnico de Santarém, Inov Inesc Inovação e várias empresas do setor, conta-se o desenvolvimento de soluções com vista à digitalização preditiva de matérias-primas, o desenvolvimento de um sistema de monitorização universal para a pedra, ou a cocriação da Fábrica Digital do Futuro.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe